Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAvelino, Rosário Afonso Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-09-13T18:10:48Z-
dc.date.available2019-09-13T18:10:48Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.citationAVELINO, Rosário Afonso Ribeiro. O vínculo e a aprendizagem em adolescentes institucionalizados. 1996. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1996.11pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26954-
dc.description.abstractThis paper is a study about bonding and learning in institutionalized adolescents. We researched aspects related to learning, bond learning, family experiences and the current relationship with the institution. Finally, relevant aspects were investigated regarding the bonding and learning and the necessary conditions for the development of such processes within the Institution that aims to attend and shelter adolescents at personal and social risk situation. For this, we conducted four interviews, a figure that represented forty percent of the institution's inmate population. The interview model used was the semi-structured and its script was designed to investigate aspects related to family, institution, bond, learning for evil and informal, laws and future. From the content of the interviews, we analyzed the important aspects according to the objective proposed in this paper and found that the minor and institution are still at a distance, thus making the bond and, consequently, learning difficult. We observed a great difficulty for both the minor and the institution to get close. Another aspect that seemed fundamental to us regarding the learning of minors is the resistance of these adolescents to receive from the institution. They are always waiting for the day when they can have a family and they are waiting put them waiting for everything else. All these findings suggest the need for similarly targeted institutions to hear, perhaps, the unspoken, what these minors can and want to receive and what are the best ways to effect any work proposal with such a populationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAdolescentes institucionalizadospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectVínculopt_BR
dc.subjectInstitutionalized adolescentspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectBondpt_BR
dc.titleO vínculo e a aprendizagem em adolescentes institucionalizadospt_BR
dc.title.alternativeBonding and learning in institutionalized adolescentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fernando Antonio Leite de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787017E8&tokenCaptchar=03AOLTBLQS6eOhZ_nc1huZwS39-QtZTboYp9gzKzvL38z5D9z-Fp2bM1VK16kJ8LnnTFgfHVKdnRX9EUDenbnaGYY43RUwvsCxcatiJDgJJooce8883QilNm3eT4KrqwjPtDIK48XSt4i-AEhFmySGDeeGoP4JFLHOyqwmABcnBcR2plhkAJmx95zdeWvyA3d75cWH2KQ9et_-5PfvIKnCtERt8dEj453qTnYOMaOIhV1ox15GLuM8n0385viAlCjgXze25ViLIFDQohyw0129ht0BJ7-Hv39pR1RD1nmxuOKVHmbexwWADIfCW2NtD3h7hkZmqOMveLnklduF2XpMw3VEPV0mbpo9mApt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216102H6&tokenCaptchar=03AOLTBLSxKkpc7WhaX_fDqFF949Ui9z3CpBslTKSFaaTXgGd6QbqbxzAlq1CjBpHfYNkXnsaqtdoVrv_0JVgk9pPEh2omxV00tB-mPb6eUfN4kIVJRJA4ZLdd1Ivl9daaB2JL8KWW6l6swRxWy-ytrZHEbKL_mqEpl8LkQjZxy1T2HPevEy-ECnCRYP8IyIqlnZXhh83_lswpXXkk2Vfy1m1KGOrYMUfoFBxUliAmgDZ0kztdpTBlqB3S_bLAOjttNuoq3v4pP2tn36-ASIFGIby8H2zw3FF3_CKGMV1UkFotAsI_Lls8KYI3hBtLav6FSsC5We2DYCrX2akYtXsBbBedVITt7d8ADgpt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo sobre o vínculo e a aprendizagem em adolescen­tes institucionalizados. Pesquisamos aspectos relacionados à aprendizagem, à aprendizagem do vínculo, às experiências vivenciadas em família e à atual relação com a Instituição. Enfim, foram investigados aspectos relevantes no que diz respeito ao vínculo e a aprendizagem e as condições necessárias para o desenvolvimento de tais pro­cessos dentro da Instituição que tem como fim atender e abrigar adolescentes em situação de risco pessoal e social. Para isso, realizamos quatro entrevistas, número este que representava quarenta por cento da população de internos da Instituição. O modelo de entrevista utilizado foi o semi-estruturado e seu roteiro destinou- se a investigar aspectos referentes à família, instituição, vínculo, aprendizagem for­ mal e informal, leis e futuro. A partir do conteúdo das entrevistas analisamos os aspectos importantes de acordo com o objetivo proposto neste trabalho e constatamos que menor e ins­tituição ainda se encontram à distância, ficando assim dificultado o vínculo e, con- seqüentemente, a aprendizagem. Observamos uma grande dificuldade tanto do me­nor quanto da instituição de se colocarem próximos. Um outro aspecto que nos pareceu fundamental no que se refere à aprendi­zagem dos menores é a resistência destes adolescentes para receberem da ins­tituição. Esperam todo o tempo o dia em que poderão ter uma família e esta espera os colocam à esperam de tudo mais. Todas estas constatações sugerem a necessidade das instituições destina­das a objetivo semelhante à analisada, se colocarem a ouvir, talvez, o não dito, o que esses menores podem e querem receber e quais as melhores formas para se efetivar qualquer proposta de trabalho com tal população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration159pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.1996.11pt_BR
dc.orcid.putcode81753308-
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VínculoAprendizagemAdolescentes.pdf8.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons