Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26692
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Uma abordagem sobre o pensamento educacional e pedagógico de John Locke
Título(s) alternativo(s): An approach to the educational and pedagogical thinking of John Locke
Autor(es): Batista , Gustavo Araújo
Primeiro orientador: Araújo, José Carlos Souza
Resumo: Este estudo tem como seu objetivo principal fazer uma abordagem histórica e sistemática do pensamento educacional e pedagógico de John Locke, enfocando a sua obra intitulada Alguns Pensamentos Sobre Educação. Assim, considera-se necessário lazer, em primeira mão, uma contextualização histórica da vida e da época de John Locke, apresentando a sua biografia, a sua personalidade, a sua época (o século XVII) e, sobretudo, o seu pensamento filosófico, através do recurso a outras obras suas, principalmente o Ensaio Sobre O Entendimento Humano e os Dois Tratados Sobre O Governo.
Abstract: This study has as its main objective to make a historical and systematical approach of John Locke’s educational and pedagogical thought, making focus on his work entitled Some Thoughts Concerning Education. Thus, it considers necessary to make, on the first hand, a historical context of John Locke’s life and age, showing his biography, his personality, his age (the XVIIth century) and, mainly, his philosophical thought, through the resource to others of his works, mainly the Essay Concerning Human Understanding and the Two Treatises Of Government.
Palavras-chave: Educação
John Locke
Pedagogia
Filosofia
Education
Philosophy
Pedagogy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: BATISTA, Gustavo Araújo. Uma abordagem sobre o pensamento educacional e pedagógico de John Locke. 2003. 146fl. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.1
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2003.1
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26692
Data de defesa: 2003
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AbordagemPensamentoEducacional.pdf7.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons