Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26519
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Solução de problemas no ensino de Física utilizando softwares de simulação |
Autor(es): | Rodrigues, Lorena Barbosa |
Primeiro orientador: | Mendes, Elise Barbosa |
Primeiro membro da banca: | Tozoni, José Roberto |
Segundo membro da banca: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Resumo: | O presente trabalho é uma análise de como as simulações computacionais de fenômenos físicos podem ser utilizadas em sala de aula aliadas à Técnica de Polya para solução de problemas. Para tanto, apresenta-se duas simulações de fenômenos físicos do site PhET e dois roteiros de estudos e aplicação elaborados por professores colaboradores do site, para analisar como esses roteiros podem auxiliar os alunos a aplicar os 4 passos propostos por Polya para a solução de problemas de uma forma intuitiva e que os induza ao conhecimento complexo. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Simulações Computacionais PheT Colorado Técnica de Polya |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | RODRIGUES, Lorena Barbosa. Solução de problemas no Ensino de Física utilizando Softwares de Simulação. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26519 |
Data de defesa: | 27-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SoluçãoProblemasEnsino.pdf | 563.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons