Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26519
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Solução de problemas no ensino de Física utilizando softwares de simulação
Autor(es): Rodrigues, Lorena Barbosa
Primeiro orientador: Mendes, Elise Barbosa
Primeiro membro da banca: Tozoni, José Roberto
Segundo membro da banca: Takahashi, Eduardo Kojy
Resumo: O presente trabalho é uma análise de como as simulações computacionais de fenômenos físicos podem ser utilizadas em sala de aula aliadas à Técnica de Polya para solução de problemas. Para tanto, apresenta-se duas simulações de fenômenos físicos do site PhET e dois roteiros de estudos e aplicação elaborados por professores colaboradores do site, para analisar como esses roteiros podem auxiliar os alunos a aplicar os 4 passos propostos por Polya para a solução de problemas de uma forma intuitiva e que os induza ao conhecimento complexo.
Palavras-chave: Ensino de Física
Simulações Computacionais
PheT Colorado
Técnica de Polya
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RODRIGUES, Lorena Barbosa. Solução de problemas no Ensino de Física utilizando Softwares de Simulação. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26519
Data de defesa: 27-Set-2013
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SoluçãoProblemasEnsino.pdf563.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons