Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26519
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Solução de problemas no ensino de Física utilizando softwares de simulação |
Author: | Rodrigues, Lorena Barbosa |
First Advisor: | Mendes, Elise Barbosa |
First member of the Committee: | Tozoni, José Roberto |
Second member of the Committee: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Summary: | O presente trabalho é uma análise de como as simulações computacionais de fenômenos físicos podem ser utilizadas em sala de aula aliadas à Técnica de Polya para solução de problemas. Para tanto, apresenta-se duas simulações de fenômenos físicos do site PhET e dois roteiros de estudos e aplicação elaborados por professores colaboradores do site, para analisar como esses roteiros podem auxiliar os alunos a aplicar os 4 passos propostos por Polya para a solução de problemas de uma forma intuitiva e que os induza ao conhecimento complexo. |
Keywords: | Ensino de Física Simulações Computacionais PheT Colorado Técnica de Polya |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | RODRIGUES, Lorena Barbosa. Solução de problemas no Ensino de Física utilizando Softwares de Simulação. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26519 |
Date of defense: | 27-Sep-2013 |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SoluçãoProblemasEnsino.pdf | 563.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License