Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26470
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Investigação do processo ensino-aprendizagem de funções, para alunos do primeiro ano do Ensino médio
Author: Dornelas, Ramon Guilherme Flávio
First Advisor: Takahashi, Eduardo Kojy
First member of the Committee: Cavalheiro, Ademir
Second member of the Committee: Kagimura, Ricardo
Summary: Esta pesquisa foi aplicada em duas escolas estaduais do município de Uberlândia-MG, com o intuito de averiguar as dificuldades dos alunos de primeiro ano do ensino em aprenderem e consolidarem o conteúdo função. Cuja dificuldade foi verificada durante as aulas da disciplina de física, ao trabalhar o conteúdo de movimento retilíneo uniforme, que pressupõe alguns pré-requisitos da disciplina da matemática, como o domínio das quatro operações básicas, ou seja, adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como, o domínio do conteúdo de função do primeiro grau. Para isso, foi aplicado questionário para o professor de matemática de cada uma das escolas, visando entender como ele trabalha os conceitos de funções. Também foi aplicado aos alunos outro questionário, buscando compreender como os conhecimentos prévios dos alunos sobre operações básicas, os conhecimentos sobre expressões do primeiro e segundo grau, conhecimento de produtos notáveis, estão nessa etapa de ensino, o primeiro ano do ensino médio.
Keywords: Ensino de funções
Metodologias no ensino de funções
Déficits de aprendizado
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DORNELAS, Ramon Guilherme Flávio. Investigação do processo ensino-aprendizagem de funções, para alunos do primeiro ano do Ensino médio. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26470
Date of defense: 17-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons