Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26470
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Investigação do processo ensino-aprendizagem de funções, para alunos do primeiro ano do Ensino médio
Autor(es): Dornelas, Ramon Guilherme Flávio
Primeiro orientador: Takahashi, Eduardo Kojy
Primeiro membro da banca: Cavalheiro, Ademir
Segundo membro da banca: Kagimura, Ricardo
Resumo: Esta pesquisa foi aplicada em duas escolas estaduais do município de Uberlândia-MG, com o intuito de averiguar as dificuldades dos alunos de primeiro ano do ensino em aprenderem e consolidarem o conteúdo função. Cuja dificuldade foi verificada durante as aulas da disciplina de física, ao trabalhar o conteúdo de movimento retilíneo uniforme, que pressupõe alguns pré-requisitos da disciplina da matemática, como o domínio das quatro operações básicas, ou seja, adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como, o domínio do conteúdo de função do primeiro grau. Para isso, foi aplicado questionário para o professor de matemática de cada uma das escolas, visando entender como ele trabalha os conceitos de funções. Também foi aplicado aos alunos outro questionário, buscando compreender como os conhecimentos prévios dos alunos sobre operações básicas, os conhecimentos sobre expressões do primeiro e segundo grau, conhecimento de produtos notáveis, estão nessa etapa de ensino, o primeiro ano do ensino médio.
Palavras-chave: Ensino de funções
Metodologias no ensino de funções
Déficits de aprendizado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DORNELAS, Ramon Guilherme Flávio. Investigação do processo ensino-aprendizagem de funções, para alunos do primeiro ano do Ensino médio. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26470
Data de defesa: 17-Dez-2015
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Investigação do processo ensino-aprendizagem de funções, para alunos do primeiro ano do Ensino médio.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons