Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDornelas, Ramon Guilherme Flávio-
dc.date.accessioned2019-08-02T17:29:41Z-
dc.date.available2019-08-02T17:29:41Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.citationDORNELAS, Ramon Guilherme Flávio. Investigação do processo ensino-aprendizagem de funções, para alunos do primeiro ano do Ensino médio. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26470-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de funçõespt_BR
dc.subjectMetodologias no ensino de funçõespt_BR
dc.subjectDéficits de aprendizadopt_BR
dc.titleInvestigação do processo ensino-aprendizagem de funções, para alunos do primeiro ano do Ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6027325194674806pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Ademir-
dc.contributor.referee2Kagimura, Ricardo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi aplicada em duas escolas estaduais do município de Uberlândia-MG, com o intuito de averiguar as dificuldades dos alunos de primeiro ano do ensino em aprenderem e consolidarem o conteúdo função. Cuja dificuldade foi verificada durante as aulas da disciplina de física, ao trabalhar o conteúdo de movimento retilíneo uniforme, que pressupõe alguns pré-requisitos da disciplina da matemática, como o domínio das quatro operações básicas, ou seja, adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como, o domínio do conteúdo de função do primeiro grau. Para isso, foi aplicado questionário para o professor de matemática de cada uma das escolas, visando entender como ele trabalha os conceitos de funções. Também foi aplicado aos alunos outro questionário, buscando compreender como os conhecimentos prévios dos alunos sobre operações básicas, os conhecimentos sobre expressões do primeiro e segundo grau, conhecimento de produtos notáveis, estão nessa etapa de ensino, o primeiro ano do ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons