Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26470
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Investigação do processo ensino-aprendizagem de funções, para alunos do primeiro ano do Ensino médio
Autor: Dornelas, Ramon Guilherme Flávio
Primer orientador: Takahashi, Eduardo Kojy
Primer miembro de la banca: Cavalheiro, Ademir
Segundo miembro de la banca: Kagimura, Ricardo
Resumen: Esta pesquisa foi aplicada em duas escolas estaduais do município de Uberlândia-MG, com o intuito de averiguar as dificuldades dos alunos de primeiro ano do ensino em aprenderem e consolidarem o conteúdo função. Cuja dificuldade foi verificada durante as aulas da disciplina de física, ao trabalhar o conteúdo de movimento retilíneo uniforme, que pressupõe alguns pré-requisitos da disciplina da matemática, como o domínio das quatro operações básicas, ou seja, adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como, o domínio do conteúdo de função do primeiro grau. Para isso, foi aplicado questionário para o professor de matemática de cada uma das escolas, visando entender como ele trabalha os conceitos de funções. Também foi aplicado aos alunos outro questionário, buscando compreender como os conhecimentos prévios dos alunos sobre operações básicas, os conhecimentos sobre expressões do primeiro e segundo grau, conhecimento de produtos notáveis, estão nessa etapa de ensino, o primeiro ano do ensino médio.
Palabras clave: Ensino de funções
Metodologias no ensino de funções
Déficits de aprendizado
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DORNELAS, Ramon Guilherme Flávio. Investigação do processo ensino-aprendizagem de funções, para alunos do primeiro ano do Ensino médio. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26470
Fecha de defensa: 17-dic-2015
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons