Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25198
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reflexões Sobre a Formação Docente do Licenciando Participante do PIBID Interdisciplinar (Educação do Campo) na Universidade Federal de Uberlândia
Autor(es): Carvalho, Isabele de
Primeiro orientador: Chelotti, Marcelo Cervo
Primeiro membro da banca: Coimbra, Camila Lima
Segundo membro da banca: Barbosa, Túlio
Resumo: A formação inicial dos professores é uma temática que cada vez mais ganha espaço nas discussões acadêmicas devido a sua importância no que se refere a formação do profissional do educação, para as vivências do cotidiano escolar. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, nessa perspectiva, atua enquanto um agente relevante para os licenciandos, pois oferece a oportunidade de aliar as teorias propostas na universidade, com as práticas no “chão das escolas”. O trabalho em questão visa avaliar as contribuições do PIBID, na modalidade Interdisciplinar Educação do Campo, enquanto agente no processo formativo inicial dos discentes de graduação dos cursos de Geografia, História, Ciências Sociais, Letras, Pedagogia e Química no contexto da Universidade Federal de Uberlândia. Essa avaliação foi realizada a partir do levantamento e posterior sistematização de dados adquiridos em decorrência da aplicação de um questionário formulado por questões fechadas e abertas, aos bolsistas integrantes do projeto, sendo a metodologia de análise pautada em um viés qualitativo, ao qual os resultados foram analisados para além da quantificação de respostas, mas dando ênfase as opiniões expressadas no questionário a partir das respostas dissertativas dos discentes. Após analisar os resultados, foi possível identificar que para os discentes, o PIBID tem cumprido com as diretrizes propostas, que é de aliar as discussões teóricas realizadas no âmbito acadêmico com a prática do cotidiano escolar, sendo de grande relevância na formação tanto profissional, quanto pessoal dos licenciandos.
Abstract: The initial formation of teachers is a topic that increasingly gains space in the academic discussions due to its importance in the preparation of the teaching professional, for the school daily experiences. In this perspective, the Institutional teaching initiation scholarship program plays a role as an agent of great relevance for the undergraduates by offering the opportunity to combine the theories proposed in the university, with school practices. This work aims to evaluate the contributions of the PIBID, in the Field Education interdisciplinary modality, as an agent in the initial formative process of undergraduate students of the courses of Geography, History, Social Sciences, Letters Pedagogy and Chemistry in the context of the Federal University of Uberlânda. The evaluation was carried out based on the collection and subsequent systematization of data acquired as a result of a questionnaire application formulated with objective and discursive questions, answered by the scholarship students involved with the project (PIBID). The analysis was carried on as qualitative evaluations, to which the results, in addition to the quantification of answers, also emphasized the opinions expressed with the students dissertative answers of the questionnaires. Once evaluated the results, it was possible to identify based on the students’ opinions, that PIBID has been complying with its proposed guidelines, which is to combine the theoretical discussions carried out in the academic context with the school daily practice, being of great relevance for both, personal and professional formation.
Palavras-chave: PIBID Interdisciplinar
Interdisciplinary PIBID Uberlândia/MG
Formação de Professor
Teacher formation
Educação do Campoor
Field Education
Uberlândia/MG
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Isabele de Oliveira. Reflexões Sobre a Formação Docente do Licenciando Participante do PIBID Interdisciplinar (Educação do Campo) na Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25198
Data de defesa: 20-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexõesFormaçãoDocente.pdf969.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.