Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Isabele de-
dc.date.accessioned2019-05-21T19:51:43Z-
dc.date.available2019-05-21T19:51:43Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.citationCARVALHO, Isabele de Oliveira. Reflexões Sobre a Formação Docente do Licenciando Participante do PIBID Interdisciplinar (Educação do Campo) na Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25198-
dc.description.abstractThe initial formation of teachers is a topic that increasingly gains space in the academic discussions due to its importance in the preparation of the teaching professional, for the school daily experiences. In this perspective, the Institutional teaching initiation scholarship program plays a role as an agent of great relevance for the undergraduates by offering the opportunity to combine the theories proposed in the university, with school practices. This work aims to evaluate the contributions of the PIBID, in the Field Education interdisciplinary modality, as an agent in the initial formative process of undergraduate students of the courses of Geography, History, Social Sciences, Letters Pedagogy and Chemistry in the context of the Federal University of Uberlânda. The evaluation was carried out based on the collection and subsequent systematization of data acquired as a result of a questionnaire application formulated with objective and discursive questions, answered by the scholarship students involved with the project (PIBID). The analysis was carried on as qualitative evaluations, to which the results, in addition to the quantification of answers, also emphasized the opinions expressed with the students dissertative answers of the questionnaires. Once evaluated the results, it was possible to identify based on the students’ opinions, that PIBID has been complying with its proposed guidelines, which is to combine the theoretical discussions carried out in the academic context with the school daily practice, being of great relevance for both, personal and professional formation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIBID Interdisciplinarpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary PIBID Uberlândia/MGpt_BR
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.subjectEducação do Campoorpt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectUberlândia/MGpt_BR
dc.titleReflexões Sobre a Formação Docente do Licenciando Participante do PIBID Interdisciplinar (Educação do Campo) na Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Chelotti, Marcelo Cervo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7311791678201968pt_BR
dc.contributor.referee1Coimbra, Camila Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133741542314920pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Túlio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987719839415557pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8600196498734579pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA formação inicial dos professores é uma temática que cada vez mais ganha espaço nas discussões acadêmicas devido a sua importância no que se refere a formação do profissional do educação, para as vivências do cotidiano escolar. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, nessa perspectiva, atua enquanto um agente relevante para os licenciandos, pois oferece a oportunidade de aliar as teorias propostas na universidade, com as práticas no “chão das escolas”. O trabalho em questão visa avaliar as contribuições do PIBID, na modalidade Interdisciplinar Educação do Campo, enquanto agente no processo formativo inicial dos discentes de graduação dos cursos de Geografia, História, Ciências Sociais, Letras, Pedagogia e Química no contexto da Universidade Federal de Uberlândia. Essa avaliação foi realizada a partir do levantamento e posterior sistematização de dados adquiridos em decorrência da aplicação de um questionário formulado por questões fechadas e abertas, aos bolsistas integrantes do projeto, sendo a metodologia de análise pautada em um viés qualitativo, ao qual os resultados foram analisados para além da quantificação de respostas, mas dando ênfase as opiniões expressadas no questionário a partir das respostas dissertativas dos discentes. Após analisar os resultados, foi possível identificar que para os discentes, o PIBID tem cumprido com as diretrizes propostas, que é de aliar as discussões teóricas realizadas no âmbito acadêmico com a prática do cotidiano escolar, sendo de grande relevância na formação tanto profissional, quanto pessoal dos licenciandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReflexõesFormaçãoDocente.pdf969.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.