Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25109
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aprendendo sobre borboletas e mariposas na sexta série do Ensino Fundamental
Autor(es): Martins, Janainna Maria Eustáquio
Primeiro orientador: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Tavares Júnior, Melchior José
Segundo membro da banca: Oliveira, Renata Carmo de
Resumo: Na sala de aula, o conhecimento abre aos professores novas possibilidades de interação e participação no processo de ensino-aprendizagem, não mais como meros transmissores de conhecimento, mas sim como sujeitos comprometidos com a ação do aluno visando sua participação e interação com o professor e com os colegas. É necessário que o professor tenha elementos para que ele reflita sobre si mesmo e sobre sua relação com os alunos. Será que as crianças são mesmo folhas em brnco a serem preenchidas com o saber do professor? Ou do contrário, são seres vivos ativos, capazes de construir com a ajuda do professor os conhecimentos científicos em um ensino que prioriza a atividade do aluno. A pesquisa foi qualitativa e se inseriu na modalidade de pesquisa-ação. Foi realizada uma intervenção de 10h/aulas junto a 22 alunos da 6ª série de uma escola estadual em Araguari,MG. Os instrumentos da coleta de dados utilizados na pesquisa foram: pré-testes, observações da professora-pesquisadora, atividades produzidas pelos alunos e pós-teste. A análise dos resultados demonstra que muitas vezes os alunos conhecem os objetos, porém não conhecem seus conceitos. Os resultados alcançados mostram a importância em se considerar os conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, visto que dessa forma, a organização e a construção dos conceitos científicos ocorre sem muitas dificuldades. A participação do aluno foi importante para a presente pesquisa, visto que este foi considerado um ser ativo, participando do processo de busca do conhecimento. Os resultados mostram também que antes do processo de intervenção as idéias dos alunos não apresentavam nexo nem organização e após as aulas, as respostas se mostraram mais organizadas cientificamente.
Palavras-chave: Lepdópteros
Pesquisa-ação
Atividade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARTINS, Janainna Maria Eustáquio. Aprendendo sobre borboletas e mariposas na sexta série do Ensino Fundamental. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25109
Data de defesa: 10-Abr-2006
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprendendoBorboletasMariposas.pdf3.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.