Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25109
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Aprendendo sobre borboletas e mariposas na sexta série do Ensino Fundamental |
Autor: | Martins, Janainna Maria Eustáquio |
Primer orientador: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
Primer miembro de la banca: | Tavares Júnior, Melchior José |
Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Renata Carmo de |
Resumen: | Na sala de aula, o conhecimento abre aos professores novas possibilidades de interação e participação no processo de ensino-aprendizagem, não mais como meros transmissores de conhecimento, mas sim como sujeitos comprometidos com a ação do aluno visando sua participação e interação com o professor e com os colegas. É necessário que o professor tenha elementos para que ele reflita sobre si mesmo e sobre sua relação com os alunos. Será que as crianças são mesmo folhas em brnco a serem preenchidas com o saber do professor? Ou do contrário, são seres vivos ativos, capazes de construir com a ajuda do professor os conhecimentos científicos em um ensino que prioriza a atividade do aluno. A pesquisa foi qualitativa e se inseriu na modalidade de pesquisa-ação. Foi realizada uma intervenção de 10h/aulas junto a 22 alunos da 6ª série de uma escola estadual em Araguari,MG. Os instrumentos da coleta de dados utilizados na pesquisa foram: pré-testes, observações da professora-pesquisadora, atividades produzidas pelos alunos e pós-teste. A análise dos resultados demonstra que muitas vezes os alunos conhecem os objetos, porém não conhecem seus conceitos. Os resultados alcançados mostram a importância em se considerar os conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, visto que dessa forma, a organização e a construção dos conceitos científicos ocorre sem muitas dificuldades. A participação do aluno foi importante para a presente pesquisa, visto que este foi considerado um ser ativo, participando do processo de busca do conhecimento. Os resultados mostram também que antes do processo de intervenção as idéias dos alunos não apresentavam nexo nem organização e após as aulas, as respostas se mostraram mais organizadas cientificamente. |
Palabras clave: | Lepdópteros Pesquisa-ação Atividade |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MARTINS, Janainna Maria Eustáquio. Aprendendo sobre borboletas e mariposas na sexta série do Ensino Fundamental. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25109 |
Fecha de defensa: | 10-abr-2006 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendendoBorboletasMariposas.pdf | 3.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.