Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25109
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aprendendo sobre borboletas e mariposas na sexta série do Ensino Fundamental
Author: Martins, Janainna Maria Eustáquio
First Advisor: Cunha, Ana Maria de Oliveira
First member of the Committee: Tavares Júnior, Melchior José
Second member of the Committee: Oliveira, Renata Carmo de
Summary: Na sala de aula, o conhecimento abre aos professores novas possibilidades de interação e participação no processo de ensino-aprendizagem, não mais como meros transmissores de conhecimento, mas sim como sujeitos comprometidos com a ação do aluno visando sua participação e interação com o professor e com os colegas. É necessário que o professor tenha elementos para que ele reflita sobre si mesmo e sobre sua relação com os alunos. Será que as crianças são mesmo folhas em brnco a serem preenchidas com o saber do professor? Ou do contrário, são seres vivos ativos, capazes de construir com a ajuda do professor os conhecimentos científicos em um ensino que prioriza a atividade do aluno. A pesquisa foi qualitativa e se inseriu na modalidade de pesquisa-ação. Foi realizada uma intervenção de 10h/aulas junto a 22 alunos da 6ª série de uma escola estadual em Araguari,MG. Os instrumentos da coleta de dados utilizados na pesquisa foram: pré-testes, observações da professora-pesquisadora, atividades produzidas pelos alunos e pós-teste. A análise dos resultados demonstra que muitas vezes os alunos conhecem os objetos, porém não conhecem seus conceitos. Os resultados alcançados mostram a importância em se considerar os conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, visto que dessa forma, a organização e a construção dos conceitos científicos ocorre sem muitas dificuldades. A participação do aluno foi importante para a presente pesquisa, visto que este foi considerado um ser ativo, participando do processo de busca do conhecimento. Os resultados mostram também que antes do processo de intervenção as idéias dos alunos não apresentavam nexo nem organização e após as aulas, as respostas se mostraram mais organizadas cientificamente.
Keywords: Lepdópteros
Pesquisa-ação
Atividade
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MARTINS, Janainna Maria Eustáquio. Aprendendo sobre borboletas e mariposas na sexta série do Ensino Fundamental. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25109
Date of defense: 10-Apr-2006
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprendendoBorboletasMariposas.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.