Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25109
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMartins, Janainna Maria Eustáquio-
dc.date.accessioned2019-05-09T22:14:31Z-
dc.date.available2019-05-09T22:14:31Z-
dc.date.issued2006-04-10-
dc.identifier.citationMARTINS, Janainna Maria Eustáquio. Aprendendo sobre borboletas e mariposas na sexta série do Ensino Fundamental. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25109-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLepdópterospt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectAtividadept_BR
dc.titleAprendendo sobre borboletas e mariposas na sexta série do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8454453778087200pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.referee2Oliveira, Renata Carmo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5308247390539367pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNa sala de aula, o conhecimento abre aos professores novas possibilidades de interação e participação no processo de ensino-aprendizagem, não mais como meros transmissores de conhecimento, mas sim como sujeitos comprometidos com a ação do aluno visando sua participação e interação com o professor e com os colegas. É necessário que o professor tenha elementos para que ele reflita sobre si mesmo e sobre sua relação com os alunos. Será que as crianças são mesmo folhas em brnco a serem preenchidas com o saber do professor? Ou do contrário, são seres vivos ativos, capazes de construir com a ajuda do professor os conhecimentos científicos em um ensino que prioriza a atividade do aluno. A pesquisa foi qualitativa e se inseriu na modalidade de pesquisa-ação. Foi realizada uma intervenção de 10h/aulas junto a 22 alunos da 6ª série de uma escola estadual em Araguari,MG. Os instrumentos da coleta de dados utilizados na pesquisa foram: pré-testes, observações da professora-pesquisadora, atividades produzidas pelos alunos e pós-teste. A análise dos resultados demonstra que muitas vezes os alunos conhecem os objetos, porém não conhecem seus conceitos. Os resultados alcançados mostram a importância em se considerar os conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, visto que dessa forma, a organização e a construção dos conceitos científicos ocorre sem muitas dificuldades. A participação do aluno foi importante para a presente pesquisa, visto que este foi considerado um ser ativo, participando do processo de busca do conhecimento. Os resultados mostram também que antes do processo de intervenção as idéias dos alunos não apresentavam nexo nem organização e após as aulas, as respostas se mostraram mais organizadas cientificamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AprendendoBorboletasMariposas.pdf3.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.