Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24962
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Brinquedo: infância e contemporaneidade
Título(s) alternativo(s): Toy: childhood and contemporaneity
Autor(es): Santos, Alexandre Fonseca
Primeiro orientador: Cunha, Myrtes Dias da
Primeiro membro da banca: Frange, Lucimar Bello Pereira
Segundo membro da banca: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi compreender significados do brinquedo em sua estreita relação com as crianças e infâncias na contemporaneidade. Foi desenvolvido um estudo cuja metodologia baseou-se na análise bibliográfica a partir de obras, artigos e documentos relacionados ao tema. Somado a isso, realizou-se um estudo a partir de obras que descrevem concepções distintas da criança em diferentes períodos da história. O estudo demonstrou que na sociedade atual há uma supervalorização do brinquedo como produto de uso prioritário das crianças, embora nem todas possuam o mesmo acesso a esse objeto. O mercado e a cultura midiática foram identificados como os principais divulgadores desses objetos para as crianças, que desde muito cedo têm sido estimuladas ao consumo exacerbado. Observou-se que as pesquisas sobre o brinquedo no Brasil têm aumentado substancialmente nas últimas décadas, abrangendo diversas áreas do conhecimento, tais como educação, medicina e psicologia. Constatou- se que o brinquedo possui uma dimensão cultural, filosófica e psicológica e se há pontos em comum em que esses elementos se convergem é a unanimidade em torno da impossibilidade de dissociar a história dos brinquedos com os avanços e transformações técnicas sociais das sociedades. Palavras-chave: brinquedo, infância, contemporaneidade, cultura, mídia.
Abstract: The purpose of this research was to understand toy meanings in its close relationship with children and childhoods in the contemporary world. A study was developed which methodology was based on bibliographical analysis based on works, articles and documents related to the topic. Added to this, a study was carried out from works that describe different conceptions of the child in different periods of history. The study showed that in today’s society there is an overvaluation of the toy as a product of priority use of children, although not all have the same access to this object. The market and media culture were identified as the main disseminators of these objects for children, who have been stimulated from an early age to exacerbated consumption. It has been observed that research on toys in Brazil has increased substantially in the last decades, covering several areas of knowledge, such as education, medicine and psychology. It was verified that the toy has a cultural, philosophical and psychological dimension and if there are common points in which these elements converge is the unanimity around the impossibility of dissociating the history of the toys with the advances and technical social transformations of the societies. Keywords: toy, childhood, contemporaneity, culture, media
Palavras-chave: Brinquedo
Infância
Contemporaneidade
Cultura
Mídia
Educação
Brinquedos-educativos
Brinquedotecas
Brinquedos-instrutivos
Aspectos sociais
Childhood
Contemporaneity
Culture
Media
Educative toys
Toys
Instructional toys
Toy
Education
Social aspects
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SANTOS, Alexandre Fonseca. Brinquedo: infância e contemporaneidade. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.564
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.564
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24962
Data de defesa: 13-Ago-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brinquedoinfanciacontemporaneidade.pdf7.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.