Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24962
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Brinquedo: infância e contemporaneidade
Título (s) alternativo (s): Toy: childhood and contemporaneity
Autor: Santos, Alexandre Fonseca
Primer orientador: Cunha, Myrtes Dias da
Primer miembro de la banca: Frange, Lucimar Bello Pereira
Segundo miembro de la banca: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
Resumen: O objetivo dessa pesquisa foi compreender significados do brinquedo em sua estreita relação com as crianças e infâncias na contemporaneidade. Foi desenvolvido um estudo cuja metodologia baseou-se na análise bibliográfica a partir de obras, artigos e documentos relacionados ao tema. Somado a isso, realizou-se um estudo a partir de obras que descrevem concepções distintas da criança em diferentes períodos da história. O estudo demonstrou que na sociedade atual há uma supervalorização do brinquedo como produto de uso prioritário das crianças, embora nem todas possuam o mesmo acesso a esse objeto. O mercado e a cultura midiática foram identificados como os principais divulgadores desses objetos para as crianças, que desde muito cedo têm sido estimuladas ao consumo exacerbado. Observou-se que as pesquisas sobre o brinquedo no Brasil têm aumentado substancialmente nas últimas décadas, abrangendo diversas áreas do conhecimento, tais como educação, medicina e psicologia. Constatou- se que o brinquedo possui uma dimensão cultural, filosófica e psicológica e se há pontos em comum em que esses elementos se convergem é a unanimidade em torno da impossibilidade de dissociar a história dos brinquedos com os avanços e transformações técnicas sociais das sociedades. Palavras-chave: brinquedo, infância, contemporaneidade, cultura, mídia.
Abstract: The purpose of this research was to understand toy meanings in its close relationship with children and childhoods in the contemporary world. A study was developed which methodology was based on bibliographical analysis based on works, articles and documents related to the topic. Added to this, a study was carried out from works that describe different conceptions of the child in different periods of history. The study showed that in today’s society there is an overvaluation of the toy as a product of priority use of children, although not all have the same access to this object. The market and media culture were identified as the main disseminators of these objects for children, who have been stimulated from an early age to exacerbated consumption. It has been observed that research on toys in Brazil has increased substantially in the last decades, covering several areas of knowledge, such as education, medicine and psychology. It was verified that the toy has a cultural, philosophical and psychological dimension and if there are common points in which these elements converge is the unanimity around the impossibility of dissociating the history of the toys with the advances and technical social transformations of the societies. Keywords: toy, childhood, contemporaneity, culture, media
Palabras clave: Brinquedo
Infância
Contemporaneidade
Cultura
Mídia
Educação
Brinquedos-educativos
Brinquedotecas
Brinquedos-instrutivos
Aspectos sociais
Childhood
Contemporaneity
Culture
Media
Educative toys
Toys
Instructional toys
Toy
Education
Social aspects
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SANTOS, Alexandre Fonseca. Brinquedo: infância e contemporaneidade. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.564
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.564
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24962
Fecha de defensa: 13-ago-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Brinquedoinfanciacontemporaneidade.pdf7.22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.