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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24962
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos, Alexandre Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T20:32:45Z | - |
dc.date.available | 2019-04-25T20:32:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alexandre Fonseca. Brinquedo: infância e contemporaneidade. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.564 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24962 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this research was to understand toy meanings in its close relationship with children and childhoods in the contemporary world. A study was developed which methodology was based on bibliographical analysis based on works, articles and documents related to the topic. Added to this, a study was carried out from works that describe different conceptions of the child in different periods of history. The study showed that in today’s society there is an overvaluation of the toy as a product of priority use of children, although not all have the same access to this object. The market and media culture were identified as the main disseminators of these objects for children, who have been stimulated from an early age to exacerbated consumption. It has been observed that research on toys in Brazil has increased substantially in the last decades, covering several areas of knowledge, such as education, medicine and psychology. It was verified that the toy has a cultural, philosophical and psychological dimension and if there are common points in which these elements converge is the unanimity around the impossibility of dissociating the history of the toys with the advances and technical social transformations of the societies. Keywords: toy, childhood, contemporaneity, culture, media | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Brinquedos-educativos | pt_BR |
dc.subject | Brinquedotecas | pt_BR |
dc.subject | Brinquedos-instrutivos | pt_BR |
dc.subject | Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneity | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Media | pt_BR |
dc.subject | Educative toys | pt_BR |
dc.subject | Toys | pt_BR |
dc.subject | Instructional toys | pt_BR |
dc.subject | Toy | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Social aspects | pt_BR |
dc.title | Brinquedo: infância e contemporaneidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Toy: childhood and contemporaneity | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Myrtes Dias da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7883086091263511 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Frange, Lucimar Bello Pereira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6973661142807712 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Sandra Cristina Fagundes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7347582428774239 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5333337462141409 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa foi compreender significados do brinquedo em sua estreita relação com as crianças e infâncias na contemporaneidade. Foi desenvolvido um estudo cuja metodologia baseou-se na análise bibliográfica a partir de obras, artigos e documentos relacionados ao tema. Somado a isso, realizou-se um estudo a partir de obras que descrevem concepções distintas da criança em diferentes períodos da história. O estudo demonstrou que na sociedade atual há uma supervalorização do brinquedo como produto de uso prioritário das crianças, embora nem todas possuam o mesmo acesso a esse objeto. O mercado e a cultura midiática foram identificados como os principais divulgadores desses objetos para as crianças, que desde muito cedo têm sido estimuladas ao consumo exacerbado. Observou-se que as pesquisas sobre o brinquedo no Brasil têm aumentado substancialmente nas últimas décadas, abrangendo diversas áreas do conhecimento, tais como educação, medicina e psicologia. Constatou- se que o brinquedo possui uma dimensão cultural, filosófica e psicológica e se há pontos em comum em que esses elementos se convergem é a unanimidade em torno da impossibilidade de dissociar a história dos brinquedos com os avanços e transformações técnicas sociais das sociedades. Palavras-chave: brinquedo, infância, contemporaneidade, cultura, mídia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 124 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.564 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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