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dc.creatorSantos, Alexandre Fonseca-
dc.date.accessioned2019-04-25T20:32:45Z-
dc.date.available2019-04-25T20:32:45Z-
dc.date.issued2018-08-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Alexandre Fonseca. Brinquedo: infância e contemporaneidade. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.564pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24962-
dc.description.abstractThe purpose of this research was to understand toy meanings in its close relationship with children and childhoods in the contemporary world. A study was developed which methodology was based on bibliographical analysis based on works, articles and documents related to the topic. Added to this, a study was carried out from works that describe different conceptions of the child in different periods of history. The study showed that in today’s society there is an overvaluation of the toy as a product of priority use of children, although not all have the same access to this object. The market and media culture were identified as the main disseminators of these objects for children, who have been stimulated from an early age to exacerbated consumption. It has been observed that research on toys in Brazil has increased substantially in the last decades, covering several areas of knowledge, such as education, medicine and psychology. It was verified that the toy has a cultural, philosophical and psychological dimension and if there are common points in which these elements converge is the unanimity around the impossibility of dissociating the history of the toys with the advances and technical social transformations of the societies. Keywords: toy, childhood, contemporaneity, culture, mediapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrinquedos-educativospt_BR
dc.subjectBrinquedotecaspt_BR
dc.subjectBrinquedos-instrutivospt_BR
dc.subjectAspectos sociaispt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectContemporaneitypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectEducative toyspt_BR
dc.subjectToyspt_BR
dc.subjectInstructional toyspt_BR
dc.subjectToypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSocial aspectspt_BR
dc.titleBrinquedo: infância e contemporaneidadept_BR
dc.title.alternativeToy: childhood and contemporaneitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Myrtes Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883086091263511pt_BR
dc.contributor.referee1Frange, Lucimar Bello Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973661142807712pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Sandra Cristina Fagundes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7347582428774239pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5333337462141409pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa foi compreender significados do brinquedo em sua estreita relação com as crianças e infâncias na contemporaneidade. Foi desenvolvido um estudo cuja metodologia baseou-se na análise bibliográfica a partir de obras, artigos e documentos relacionados ao tema. Somado a isso, realizou-se um estudo a partir de obras que descrevem concepções distintas da criança em diferentes períodos da história. O estudo demonstrou que na sociedade atual há uma supervalorização do brinquedo como produto de uso prioritário das crianças, embora nem todas possuam o mesmo acesso a esse objeto. O mercado e a cultura midiática foram identificados como os principais divulgadores desses objetos para as crianças, que desde muito cedo têm sido estimuladas ao consumo exacerbado. Observou-se que as pesquisas sobre o brinquedo no Brasil têm aumentado substancialmente nas últimas décadas, abrangendo diversas áreas do conhecimento, tais como educação, medicina e psicologia. Constatou- se que o brinquedo possui uma dimensão cultural, filosófica e psicológica e se há pontos em comum em que esses elementos se convergem é a unanimidade em torno da impossibilidade de dissociar a história dos brinquedos com os avanços e transformações técnicas sociais das sociedades. Palavras-chave: brinquedo, infância, contemporaneidade, cultura, mídia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration124pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.564pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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