Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2230-203X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Ensino de matemática para alunos surdos
Author: Portela, Delfim do Amaral
First Advisor: Araújo, Lúcio Borges de
First member of the Committee: Pinto, Rogério de Melo Costa
Second member of the Committee: Pereira, Janser Moura
Summary: O objetivo desse artigo é fazer uma reflexão sobre o ensino de matemática para alunos surdos inseridos na rede estadual e municipal de ensino de Uberlândia. Em um primeiro momento serão analisados aspectos da cultura surda, suas características e particularidades e como ocorre a aquisição do conhecimento matemático por parte destes alunos. Em um segundo momento, abordando o aspecto pedagógico, será discutido o proceder do professor ao se deparar com alunos surdos em sua sala de aula, o papel do intérprete de Libras como mediador do conhecimento e até que ponto a lei 9.394/96 da lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996 (LDB) no seu artigo 59 inciso III está sendo aplicada nas escolas públicas de Uberlândia.
Keywords: Cultura surda
Inclusão social
Intérprete de libras
Libras
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PORTELA, Delfim do Amaral. Ensino de matemática para alunos surdos. 2017. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matematica - PARFOR) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739
Date of defense: Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Matemática (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoMatemáticaAlunos .pdf484.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.