Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2230-203X |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Ensino de matemática para alunos surdos |
Author: | Portela, Delfim do Amaral |
First Advisor: | Araújo, Lúcio Borges de |
First member of the Committee: | Pinto, Rogério de Melo Costa |
Second member of the Committee: | Pereira, Janser Moura |
Summary: | O objetivo desse artigo é fazer uma reflexão sobre o ensino de matemática para alunos surdos inseridos na rede estadual e municipal de ensino de Uberlândia. Em um primeiro momento serão analisados aspectos da cultura surda, suas características e particularidades e como ocorre a aquisição do conhecimento matemático por parte destes alunos. Em um segundo momento, abordando o aspecto pedagógico, será discutido o proceder do professor ao se deparar com alunos surdos em sua sala de aula, o papel do intérprete de Libras como mediador do conhecimento e até que ponto a lei 9.394/96 da lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996 (LDB) no seu artigo 59 inciso III está sendo aplicada nas escolas públicas de Uberlândia. |
Keywords: | Cultura surda Inclusão social Intérprete de libras Libras |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | PORTELA, Delfim do Amaral. Ensino de matemática para alunos surdos. 2017. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matematica - PARFOR) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739 |
Date of defense: | Aug-2017 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoMatemáticaAlunos .pdf | 484.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.