Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2230-203X |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Ensino de matemática para alunos surdos |
Autor: | Portela, Delfim do Amaral |
Primer orientador: | Araújo, Lúcio Borges de |
Primer miembro de la banca: | Pinto, Rogério de Melo Costa |
Segundo miembro de la banca: | Pereira, Janser Moura |
Resumen: | O objetivo desse artigo é fazer uma reflexão sobre o ensino de matemática para alunos surdos inseridos na rede estadual e municipal de ensino de Uberlândia. Em um primeiro momento serão analisados aspectos da cultura surda, suas características e particularidades e como ocorre a aquisição do conhecimento matemático por parte destes alunos. Em um segundo momento, abordando o aspecto pedagógico, será discutido o proceder do professor ao se deparar com alunos surdos em sua sala de aula, o papel do intérprete de Libras como mediador do conhecimento e até que ponto a lei 9.394/96 da lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996 (LDB) no seu artigo 59 inciso III está sendo aplicada nas escolas públicas de Uberlândia. |
Palabras clave: | Cultura surda Inclusão social Intérprete de libras Libras |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PORTELA, Delfim do Amaral. Ensino de matemática para alunos surdos. 2017. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matematica - PARFOR) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739 |
Fecha de defensa: | ago-2017 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática (EaD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoMatemáticaAlunos .pdf | 484.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.