Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2230-203X |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Ensino de matemática para alunos surdos |
Autor(es): | Portela, Delfim do Amaral |
Primeiro orientador: | Araújo, Lúcio Borges de |
Primeiro membro da banca: | Pinto, Rogério de Melo Costa |
Segundo membro da banca: | Pereira, Janser Moura |
Resumo: | O objetivo desse artigo é fazer uma reflexão sobre o ensino de matemática para alunos surdos inseridos na rede estadual e municipal de ensino de Uberlândia. Em um primeiro momento serão analisados aspectos da cultura surda, suas características e particularidades e como ocorre a aquisição do conhecimento matemático por parte destes alunos. Em um segundo momento, abordando o aspecto pedagógico, será discutido o proceder do professor ao se deparar com alunos surdos em sua sala de aula, o papel do intérprete de Libras como mediador do conhecimento e até que ponto a lei 9.394/96 da lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996 (LDB) no seu artigo 59 inciso III está sendo aplicada nas escolas públicas de Uberlândia. |
Palavras-chave: | Cultura surda Inclusão social Intérprete de libras Libras |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | PORTELA, Delfim do Amaral. Ensino de matemática para alunos surdos. 2017. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matematica - PARFOR) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739 |
Data de defesa: | Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EaD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoMatemáticaAlunos .pdf | 484.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.