Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2230-203X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino de matemática para alunos surdos
Autor(es): Portela, Delfim do Amaral
Primeiro orientador: Araújo, Lúcio Borges de
Primeiro membro da banca: Pinto, Rogério de Melo Costa
Segundo membro da banca: Pereira, Janser Moura
Resumo: O objetivo desse artigo é fazer uma reflexão sobre o ensino de matemática para alunos surdos inseridos na rede estadual e municipal de ensino de Uberlândia. Em um primeiro momento serão analisados aspectos da cultura surda, suas características e particularidades e como ocorre a aquisição do conhecimento matemático por parte destes alunos. Em um segundo momento, abordando o aspecto pedagógico, será discutido o proceder do professor ao se deparar com alunos surdos em sua sala de aula, o papel do intérprete de Libras como mediador do conhecimento e até que ponto a lei 9.394/96 da lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996 (LDB) no seu artigo 59 inciso III está sendo aplicada nas escolas públicas de Uberlândia.
Palavras-chave: Cultura surda
Inclusão social
Intérprete de libras
Libras
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PORTELA, Delfim do Amaral. Ensino de matemática para alunos surdos. 2017. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matematica - PARFOR) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739
Data de defesa: Ago-2017
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoMatemáticaAlunos .pdf484.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.