Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPortela, Delfim do Amaral-
dc.date.accessioned2019-03-29T17:35:48Z-
dc.date.available2019-03-29T17:35:48Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.citationPORTELA, Delfim do Amaral. Ensino de matemática para alunos surdos. 2017. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matematica - PARFOR) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24739-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectIntérprete de libraspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleEnsino de matemática para alunos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Lúcio Borges de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633451941969946pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Rogério de Melo Costa-
dc.contributor.referee2Pereira, Janser Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633451941969946pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse artigo é fazer uma reflexão sobre o ensino de matemática para alunos surdos inseridos na rede estadual e municipal de ensino de Uberlândia. Em um primeiro momento serão analisados aspectos da cultura surda, suas características e particularidades e como ocorre a aquisição do conhecimento matemático por parte destes alunos. Em um segundo momento, abordando o aspecto pedagógico, será discutido o proceder do professor ao se deparar com alunos surdos em sua sala de aula, o papel do intérprete de Libras como mediador do conhecimento e até que ponto a lei 9.394/96 da lei de Diretrizes e Bases da Educação 1996 (LDB) no seu artigo 59 inciso III está sendo aplicada nas escolas públicas de Uberlândia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration12pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.orcid.putcode60519097-
Appears in Collections:TCC - Matemática (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoMatemáticaAlunos .pdf484.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.