Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24108
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O teatro como caminho para conhecimento e transformação na/da sala de aula: experiência com ensino/aprendizagem em escolas públicas
Título(s) alternativo(s): The theater as a path to knowledge and transformation in the classroom: experience with teaching / learning in public schools
Autor(es): Cunha, Darlene Maria Medeiros Garcez
Primeiro orientador: Arantes, Luiz Humberto Martins
Primeiro membro da banca: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Segundo membro da banca: Nascimento, Mariana Batista
Resumo: Este artigo faz uma abordagem do teatro como ação pedagógica em sala de aula, capaz de auxiliar o processo educacional de forma a imprimir nele maiores significados. Assim, analisa-se a contribuição do campo do ensino da Arte no desenvolvimento dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Por meio deste texto, pretende-se estimular a discussão sobre o potencial do teatro nas aulas de Artes como possibilidade para repensar as práticas de bullying e a cultura dos estereótipos no ambiente escolar. Para isso, optou-se por técnicas do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, as quais propiciaram transformações na ampliação do conhecimento, na sensibilidade e na tolerância dos estudantes.
Abstract: This article takes an approach from the theater as a pedagogical action in the classroom, able to aid the educational process in order to impress on it greater meanings. Thus, we analyze the contribution of the field of Art teaching in the development of the fifth year of elementary school. Through this text, it is intended to stimulate the discussion about the potential of theater in the Arts classes as a possibility to rethink the practices of bullying and the culture of stereotypes in the school environment. For this, we opted for Augusto Boal's Theater of the Oppressed techniques, which led to transformations in the expansion of knowledge, sensitivity and tolerance of students.
Palavras-chave: Sala de aula
Classroom
Escolas públicas
Bullying
Teatro-educação
Teatro do Oprimido
Theater-education
Public schools
Theater of the Oppressed
Ambiente de sala de aula
Bullying nas escolas
Escolas públicas
Artes
Teatro do oprimido
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: CUNHA, Darlene Maria Medeiros Garcêz: O teatro como caminho para conhecimento e transformação na/da sala de aula: experiência com ensino/aprendizagem em escolas públicas. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1328
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1328
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24108
Data de defesa: 8-Ago-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeatroComoCaminho.pdfDissertação4.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.