Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24108
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O teatro como caminho para conhecimento e transformação na/da sala de aula: experiência com ensino/aprendizagem em escolas públicas |
Título (s) alternativo (s): | The theater as a path to knowledge and transformation in the classroom: experience with teaching / learning in public schools |
Autor: | Cunha, Darlene Maria Medeiros Garcez |
Primer orientador: | Arantes, Luiz Humberto Martins |
Primer miembro de la banca: | Santos, Rosimeire Gonçalves dos |
Segundo miembro de la banca: | Nascimento, Mariana Batista |
Resumen: | Este artigo faz uma abordagem do teatro como ação pedagógica em sala de aula, capaz de auxiliar o processo educacional de forma a imprimir nele maiores significados. Assim, analisa-se a contribuição do campo do ensino da Arte no desenvolvimento dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Por meio deste texto, pretende-se estimular a discussão sobre o potencial do teatro nas aulas de Artes como possibilidade para repensar as práticas de bullying e a cultura dos estereótipos no ambiente escolar. Para isso, optou-se por técnicas do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, as quais propiciaram transformações na ampliação do conhecimento, na sensibilidade e na tolerância dos estudantes. |
Abstract: | This article takes an approach from the theater as a pedagogical action in the classroom, able to aid the educational process in order to impress on it greater meanings. Thus, we analyze the contribution of the field of Art teaching in the development of the fifth year of elementary school. Through this text, it is intended to stimulate the discussion about the potential of theater in the Arts classes as a possibility to rethink the practices of bullying and the culture of stereotypes in the school environment. For this, we opted for Augusto Boal's Theater of the Oppressed techniques, which led to transformations in the expansion of knowledge, sensitivity and tolerance of students. |
Palabras clave: | Sala de aula Classroom Escolas públicas Bullying Teatro-educação Teatro do Oprimido Theater-education Public schools Theater of the Oppressed Ambiente de sala de aula Bullying nas escolas Escolas públicas Artes Teatro do oprimido |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Cita: | CUNHA, Darlene Maria Medeiros Garcêz: O teatro como caminho para conhecimento e transformação na/da sala de aula: experiência com ensino/aprendizagem em escolas públicas. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1328 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1328 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24108 |
Fecha de defensa: | 8-ago-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TeatroComoCaminho.pdf | Dissertação | 4.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.