Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24108
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O teatro como caminho para conhecimento e transformação na/da sala de aula: experiência com ensino/aprendizagem em escolas públicas
Título (s) alternativo (s): The theater as a path to knowledge and transformation in the classroom: experience with teaching / learning in public schools
Autor: Cunha, Darlene Maria Medeiros Garcez
Primer orientador: Arantes, Luiz Humberto Martins
Primer miembro de la banca: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Segundo miembro de la banca: Nascimento, Mariana Batista
Resumen: Este artigo faz uma abordagem do teatro como ação pedagógica em sala de aula, capaz de auxiliar o processo educacional de forma a imprimir nele maiores significados. Assim, analisa-se a contribuição do campo do ensino da Arte no desenvolvimento dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Por meio deste texto, pretende-se estimular a discussão sobre o potencial do teatro nas aulas de Artes como possibilidade para repensar as práticas de bullying e a cultura dos estereótipos no ambiente escolar. Para isso, optou-se por técnicas do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, as quais propiciaram transformações na ampliação do conhecimento, na sensibilidade e na tolerância dos estudantes.
Abstract: This article takes an approach from the theater as a pedagogical action in the classroom, able to aid the educational process in order to impress on it greater meanings. Thus, we analyze the contribution of the field of Art teaching in the development of the fifth year of elementary school. Through this text, it is intended to stimulate the discussion about the potential of theater in the Arts classes as a possibility to rethink the practices of bullying and the culture of stereotypes in the school environment. For this, we opted for Augusto Boal's Theater of the Oppressed techniques, which led to transformations in the expansion of knowledge, sensitivity and tolerance of students.
Palabras clave: Sala de aula
Classroom
Escolas públicas
Bullying
Teatro-educação
Teatro do Oprimido
Theater-education
Public schools
Theater of the Oppressed
Ambiente de sala de aula
Bullying nas escolas
Escolas públicas
Artes
Teatro do oprimido
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Cita: CUNHA, Darlene Maria Medeiros Garcêz: O teatro como caminho para conhecimento e transformação na/da sala de aula: experiência com ensino/aprendizagem em escolas públicas. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1328
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1328
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24108
Fecha de defensa: 8-ago-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TeatroComoCaminho.pdfDissertação4.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.