Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Darlene Maria Medeiros Garcez-
dc.date.accessioned2019-01-29T15:55:19Z-
dc.date.available2019-01-29T15:55:19Z-
dc.date.issued2018-08-08-
dc.identifier.citationCUNHA, Darlene Maria Medeiros Garcêz: O teatro como caminho para conhecimento e transformação na/da sala de aula: experiência com ensino/aprendizagem em escolas públicas. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1328pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24108-
dc.description.abstractThis article takes an approach from the theater as a pedagogical action in the classroom, able to aid the educational process in order to impress on it greater meanings. Thus, we analyze the contribution of the field of Art teaching in the development of the fifth year of elementary school. Through this text, it is intended to stimulate the discussion about the potential of theater in the Arts classes as a possibility to rethink the practices of bullying and the culture of stereotypes in the school environment. For this, we opted for Augusto Boal's Theater of the Oppressed techniques, which led to transformations in the expansion of knowledge, sensitivity and tolerance of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectTeatro-educaçãopt_BR
dc.subjectTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subjectTheater-educationpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectTheater of the Oppressedpt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectBullying nas escolaspt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectTeatro do oprimidopt_BR
dc.titleO teatro como caminho para conhecimento e transformação na/da sala de aula: experiência com ensino/aprendizagem em escolas públicaspt_BR
dc.title.alternativeThe theater as a path to knowledge and transformation in the classroom: experience with teaching / learning in public schoolspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284957324688177pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rosimeire Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Nascimento, Mariana Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1033056468708274pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo faz uma abordagem do teatro como ação pedagógica em sala de aula, capaz de auxiliar o processo educacional de forma a imprimir nele maiores significados. Assim, analisa-se a contribuição do campo do ensino da Arte no desenvolvimento dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Por meio deste texto, pretende-se estimular a discussão sobre o potencial do teatro nas aulas de Artes como possibilidade para repensar as práticas de bullying e a cultura dos estereótipos no ambiente escolar. Para isso, optou-se por técnicas do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, as quais propiciaram transformações na ampliação do conhecimento, na sensibilidade e na tolerância dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1328pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeatroComoCaminho.pdfDissertação4.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.