Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23223
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Processos atentivos em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): Attentional processes in children and adolescents with autism spectrum disorder: a systematic review
Autor(es): Almeida, Mayra Cristina Fernandes
Primeiro orientador: Rossini, Joaquim Carlos
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta déficits significativos na comunicação, na interação social e no comportamento. O objetivo deste trabalho é investigar a existência de uma relação entre autismo e déficits atencionais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática dos trabalhos escritos em língua inglesa dos últimos 5 anos que abordam o tema proposto. Os principais assuntos abordados nos trabalhos selecionados foram atenção conjunta e atenção visual. Em relação aos componentes atencionais, crianças e adolescentes com TEA possuem prejuízos mais significativos nos componentes da orientação e da atenção executiva. Na atenção conjunta os danos são maiores nas habilidades de iniciar do que de responder à atenção compartilhada. Em relação à atenção visual, os estudos apontam maior preferência por estímulos não sociais e diminuição do engajamento da atenção para a região facial e olhos.
Abstract: The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that presents significant impairments on communication, social interaction and on behavior. The aim of this paper is investigate the existence of a relation between autism and attentional impairments. For this, it has been performed a systematic review of works written in English from the last 5 years which approach the proposed theme. The approached main subjects on these selected works were joint attention and visual attention. About the attentional components, children and adolescents with ASD have more significant impairments on orienting and executive attention. In joint attention the impairments are bigger on initiating skills than the responding to joint attention. About visual attention, studies show a higher preference by non-social stimulus and decreased engagement of attention to facial region and eyes.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Atenção
Revisão Sistemática
Autism Spectrum Disorder
Attention
Systematic Review
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALMEIDA, Mayra Cristina Fernandes. Processos atentivos em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23223
Data de defesa: 27-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProcessosAtentivosCriancas.pdf.pdfTCC296.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.