Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23223
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Mayra Cristina Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T15:44:12Z | - |
dc.date.available | 2018-12-11T15:44:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-27 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Mayra Cristina Fernandes. Processos atentivos em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23223 | - |
dc.description.abstract | The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that presents significant impairments on communication, social interaction and on behavior. The aim of this paper is investigate the existence of a relation between autism and attentional impairments. For this, it has been performed a systematic review of works written in English from the last 5 years which approach the proposed theme. The approached main subjects on these selected works were joint attention and visual attention. About the attentional components, children and adolescents with ASD have more significant impairments on orienting and executive attention. In joint attention the impairments are bigger on initiating skills than the responding to joint attention. About visual attention, studies show a higher preference by non-social stimulus and decreased engagement of attention to facial region and eyes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Atenção | pt_BR |
dc.subject | Revisão Sistemática | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder | pt_BR |
dc.subject | Attention | pt_BR |
dc.subject | Systematic Review | pt_BR |
dc.title | Processos atentivos em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Attentional processes in children and adolescents with autism spectrum disorder: a systematic review | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rossini, Joaquim Carlos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762339Z7 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8146666A4 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta déficits significativos na comunicação, na interação social e no comportamento. O objetivo deste trabalho é investigar a existência de uma relação entre autismo e déficits atencionais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática dos trabalhos escritos em língua inglesa dos últimos 5 anos que abordam o tema proposto. Os principais assuntos abordados nos trabalhos selecionados foram atenção conjunta e atenção visual. Em relação aos componentes atencionais, crianças e adolescentes com TEA possuem prejuízos mais significativos nos componentes da orientação e da atenção executiva. Na atenção conjunta os danos são maiores nas habilidades de iniciar do que de responder à atenção compartilhada. Em relação à atenção visual, os estudos apontam maior preferência por estímulos não sociais e diminuição do engajamento da atenção para a região facial e olhos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 20 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProcessosAtentivosCriancas.pdf.pdf | TCC | 296.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.