Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23223
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Processos atentivos em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática
Título (s) alternativo (s): Attentional processes in children and adolescents with autism spectrum disorder: a systematic review
Autor: Almeida, Mayra Cristina Fernandes
Primer orientador: Rossini, Joaquim Carlos
Resumen: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta déficits significativos na comunicação, na interação social e no comportamento. O objetivo deste trabalho é investigar a existência de uma relação entre autismo e déficits atencionais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática dos trabalhos escritos em língua inglesa dos últimos 5 anos que abordam o tema proposto. Os principais assuntos abordados nos trabalhos selecionados foram atenção conjunta e atenção visual. Em relação aos componentes atencionais, crianças e adolescentes com TEA possuem prejuízos mais significativos nos componentes da orientação e da atenção executiva. Na atenção conjunta os danos são maiores nas habilidades de iniciar do que de responder à atenção compartilhada. Em relação à atenção visual, os estudos apontam maior preferência por estímulos não sociais e diminuição do engajamento da atenção para a região facial e olhos.
Abstract: The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that presents significant impairments on communication, social interaction and on behavior. The aim of this paper is investigate the existence of a relation between autism and attentional impairments. For this, it has been performed a systematic review of works written in English from the last 5 years which approach the proposed theme. The approached main subjects on these selected works were joint attention and visual attention. About the attentional components, children and adolescents with ASD have more significant impairments on orienting and executive attention. In joint attention the impairments are bigger on initiating skills than the responding to joint attention. About visual attention, studies show a higher preference by non-social stimulus and decreased engagement of attention to facial region and eyes.
Palabras clave: Transtorno do Espectro Autista
Atenção
Revisão Sistemática
Autism Spectrum Disorder
Attention
Systematic Review
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALMEIDA, Mayra Cristina Fernandes. Processos atentivos em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23223
Fecha de defensa: 27-nov-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProcessosAtentivosCriancas.pdf.pdfTCC296.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.