Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22122
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Aprendizagem Significativa: será que a responsabilidade é toda do professor? |
Autor(es): | Daláglio, Drielly Rodrigues |
Primeiro orientador: | Almeida, Ariádine Cristine de |
Primeiro membro da banca: | Tavares Júnior, Melchior José |
Segundo membro da banca: | Gondim, Maria José da Costa |
Resumo: | A aprendizagem significativa é aquela em que novos conhecimentos passam a ter significado para o indivíduo, ou seja, consiste em uma aprendizagem na qual novos conhecimentos são construídos, ampliando o desenvolvimento cognitivo do sujeito. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso que tem por finalidade buscar esclarecimentos sobre a teoria da aprendizagem significativa, sob uma visão clássica do autor David Ausubel, e as percepções de professores da educação básica. Assim, por meio deste estudo buscamos analisar as principais concepções que professores da educação básica apresentam em torno da aprendizagem significativa, destacando os conceitos fundamentais, a relevância e possíveis influenciadores (formação do professor, relação professor-estudante, cooperativismo escolar e infraestrutura física e pedagógica), para que a mesma possa ser efetivamente aplicada e vivenciada em qualquer âmbito educacional. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois percebemos que para a maioria dos professores o conhecimento prévio é a principal base para a aprendizagem significativa, porém para que ocorra tal aprendizagem, é necessário associar o bom dinamismo, recursos didáticos, ter uma boa relação entre aluno e professor, constante participação da família e interação com a escola, infraestrutura escolar pertinente, entre outros. Sendo assim, o conjunto destes fatores resultará no êxito de tal aprendizagem fazendo com que haja a formação de um cidadão crítico e consciente. |
Palavras-chave: | Ensino Formação docente Recursos didáticos Didactic resources Teacher training Teaching |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | DALÁGLIO, Drielly Rodrigues. Aprendizagem Significativa: será que a responsabilidade é toda do professor? 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22122 |
Data de defesa: | 18-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemSignificativaSera.pdf | 658.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.