Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22122
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Aprendizagem Significativa: será que a responsabilidade é toda do professor? |
Autor: | Daláglio, Drielly Rodrigues |
Primer orientador: | Almeida, Ariádine Cristine de |
Primer miembro de la banca: | Tavares Júnior, Melchior José |
Segundo miembro de la banca: | Gondim, Maria José da Costa |
Resumen: | A aprendizagem significativa é aquela em que novos conhecimentos passam a ter significado para o indivíduo, ou seja, consiste em uma aprendizagem na qual novos conhecimentos são construídos, ampliando o desenvolvimento cognitivo do sujeito. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso que tem por finalidade buscar esclarecimentos sobre a teoria da aprendizagem significativa, sob uma visão clássica do autor David Ausubel, e as percepções de professores da educação básica. Assim, por meio deste estudo buscamos analisar as principais concepções que professores da educação básica apresentam em torno da aprendizagem significativa, destacando os conceitos fundamentais, a relevância e possíveis influenciadores (formação do professor, relação professor-estudante, cooperativismo escolar e infraestrutura física e pedagógica), para que a mesma possa ser efetivamente aplicada e vivenciada em qualquer âmbito educacional. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois percebemos que para a maioria dos professores o conhecimento prévio é a principal base para a aprendizagem significativa, porém para que ocorra tal aprendizagem, é necessário associar o bom dinamismo, recursos didáticos, ter uma boa relação entre aluno e professor, constante participação da família e interação com a escola, infraestrutura escolar pertinente, entre outros. Sendo assim, o conjunto destes fatores resultará no êxito de tal aprendizagem fazendo com que haja a formação de um cidadão crítico e consciente. |
Palabras clave: | Ensino Formação docente Recursos didáticos Didactic resources Teacher training Teaching |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | DALÁGLIO, Drielly Rodrigues. Aprendizagem Significativa: será que a responsabilidade é toda do professor? 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22122 |
Fecha de defensa: | 18-jun-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemSignificativaSera.pdf | 658.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.