Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22122
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aprendizagem Significativa: será que a responsabilidade é toda do professor?
Author: Daláglio, Drielly Rodrigues
First Advisor: Almeida, Ariádine Cristine de
First member of the Committee: Tavares Júnior, Melchior José
Second member of the Committee: Gondim, Maria José da Costa
Summary: A aprendizagem significativa é aquela em que novos conhecimentos passam a ter significado para o indivíduo, ou seja, consiste em uma aprendizagem na qual novos conhecimentos são construídos, ampliando o desenvolvimento cognitivo do sujeito. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso que tem por finalidade buscar esclarecimentos sobre a teoria da aprendizagem significativa, sob uma visão clássica do autor David Ausubel, e as percepções de professores da educação básica. Assim, por meio deste estudo buscamos analisar as principais concepções que professores da educação básica apresentam em torno da aprendizagem significativa, destacando os conceitos fundamentais, a relevância e possíveis influenciadores (formação do professor, relação professor-estudante, cooperativismo escolar e infraestrutura física e pedagógica), para que a mesma possa ser efetivamente aplicada e vivenciada em qualquer âmbito educacional. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois percebemos que para a maioria dos professores o conhecimento prévio é a principal base para a aprendizagem significativa, porém para que ocorra tal aprendizagem, é necessário associar o bom dinamismo, recursos didáticos, ter uma boa relação entre aluno e professor, constante participação da família e interação com a escola, infraestrutura escolar pertinente, entre outros. Sendo assim, o conjunto destes fatores resultará no êxito de tal aprendizagem fazendo com que haja a formação de um cidadão crítico e consciente.
Keywords: Ensino
Formação docente
Recursos didáticos
Didactic resources
Teacher training
Teaching
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DALÁGLIO, Drielly Rodrigues. Aprendizagem Significativa: será que a responsabilidade é toda do professor? 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22122
Date of defense: 18-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprendizagemSignificativaSera.pdf658.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.