Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22122
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDaláglio, Drielly Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-07-31T19:46:12Z-
dc.date.available2018-07-31T19:46:12Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.citationDALÁGLIO, Drielly Rodrigues. Aprendizagem Significativa: será que a responsabilidade é toda do professor? 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22122-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleAprendizagem Significativa: será que a responsabilidade é toda do professor?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee2Gondim, Maria José da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4723272D3pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4301247404662296pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem significativa é aquela em que novos conhecimentos passam a ter significado para o indivíduo, ou seja, consiste em uma aprendizagem na qual novos conhecimentos são construídos, ampliando o desenvolvimento cognitivo do sujeito. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso que tem por finalidade buscar esclarecimentos sobre a teoria da aprendizagem significativa, sob uma visão clássica do autor David Ausubel, e as percepções de professores da educação básica. Assim, por meio deste estudo buscamos analisar as principais concepções que professores da educação básica apresentam em torno da aprendizagem significativa, destacando os conceitos fundamentais, a relevância e possíveis influenciadores (formação do professor, relação professor-estudante, cooperativismo escolar e infraestrutura física e pedagógica), para que a mesma possa ser efetivamente aplicada e vivenciada em qualquer âmbito educacional. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois percebemos que para a maioria dos professores o conhecimento prévio é a principal base para a aprendizagem significativa, porém para que ocorra tal aprendizagem, é necessário associar o bom dinamismo, recursos didáticos, ter uma boa relação entre aluno e professor, constante participação da família e interação com a escola, infraestrutura escolar pertinente, entre outros. Sendo assim, o conjunto destes fatores resultará no êxito de tal aprendizagem fazendo com que haja a formação de um cidadão crítico e consciente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprendizagemSignificativaSera.pdf658.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.