Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22122
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Daláglio, Drielly Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-31T19:46:12Z | - |
dc.date.available | 2018-07-31T19:46:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-18 | - |
dc.identifier.citation | DALÁGLIO, Drielly Rodrigues. Aprendizagem Significativa: será que a responsabilidade é toda do professor? 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22122 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Didactic resources | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem Significativa: será que a responsabilidade é toda do professor? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Ariádine Cristine de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9104947767194284 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tavares Júnior, Melchior José | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852264647189506 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gondim, Maria José da Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4723272D3 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4301247404662296 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A aprendizagem significativa é aquela em que novos conhecimentos passam a ter significado para o indivíduo, ou seja, consiste em uma aprendizagem na qual novos conhecimentos são construídos, ampliando o desenvolvimento cognitivo do sujeito. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso que tem por finalidade buscar esclarecimentos sobre a teoria da aprendizagem significativa, sob uma visão clássica do autor David Ausubel, e as percepções de professores da educação básica. Assim, por meio deste estudo buscamos analisar as principais concepções que professores da educação básica apresentam em torno da aprendizagem significativa, destacando os conceitos fundamentais, a relevância e possíveis influenciadores (formação do professor, relação professor-estudante, cooperativismo escolar e infraestrutura física e pedagógica), para que a mesma possa ser efetivamente aplicada e vivenciada em qualquer âmbito educacional. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois percebemos que para a maioria dos professores o conhecimento prévio é a principal base para a aprendizagem significativa, porém para que ocorra tal aprendizagem, é necessário associar o bom dinamismo, recursos didáticos, ter uma boa relação entre aluno e professor, constante participação da família e interação com a escola, infraestrutura escolar pertinente, entre outros. Sendo assim, o conjunto destes fatores resultará no êxito de tal aprendizagem fazendo com que haja a formação de um cidadão crítico e consciente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 27 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemSignificativaSera.pdf | 658.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.