Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21839
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Da form(a)ção: o tornar-se professor de história
Author: Tedeschi, Felipe Cesar Peres
First Advisor: Noronha, Gilberto Cezar de
First member of the Committee: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Second member of the Committee: Carmo, Maria Andréa Angelotti
Summary: Este trabalho investiga o processo do tornar-se professor de História, partindo do pressuposto que o professor não está pronto ou acabado após o término da graduação, mas que o “ser-professor” é um processo permanente de “tornar-se” e “remodelar-se” no dia a dia. Através da história oral de vida trazemos os relatos de três atores/sujeitos de seus próprios e individuais percalços, ou seja, de três profissionais docentes formados, entre os anos de 2005 e 2013, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no curso de História, e que trabalham na rede de ensino básico. Sujeitos que vivenciam a realidade da profissão e compartilham suas vozes para refletirmos, através delas, sobre as problemáticas e possibilidades atuais da profissão, como a questão da pós-verdade nas salas de aula, a formação continuada, e mecanismos de controle presente nas escolas. E, por que não, para que suas narrativas nos inspirem.
Keywords: formação
professor
história
entrevistas
pós-verdade
mecanismos
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: TEDESCHI, Felipe Cesar Peres. Da form(a)ção: O tornar-se professor de história. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21839
Date of defense: 6-Jul-2018
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormacaoTornarProfessor.pdfTCC618.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.