Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
Título(s) alternativo(s): Meta-Mooc: A toll for generation of Adaptative and Customizable Moocs
Autor(es): Dias Júnior, José Barbosa
Primeiro orientador: Cardoso, Alexandre
Primeiro coorientador: Kirner, Claudio
Primeiro membro da banca: Lamounier Júnior, Edgard
Segundo membro da banca: Tori, Romero
Terceiro membro da banca: Giraffa, Lucia Maria Martins
Resumo: O surgimento dos Massive Open Online Courses (MOOCs) causou uma verdadeira revolução nos métodos educacionais tradicionais. Devido a sua grande expansão, atualmente os MOOCs, representam um dos principais recursos para o acesso universal à educação; pois possibita a democratização do conhecimento em contextos, formais ou informais, para alunos dispersos geograficamente sem pré-requisitos. No entanto, esta modalidade de curso enfrenta ainda desafios e desconfianças em relação aos elevados índices de evasão, eficácia pedagógica e dúvidas de o que e como estudar. Neste contexto, este trabalho apresenta a avaliação de um Meta-MOOC, que utiliza técnicas sensíveis ao contexto, associada a estilos de aprendizagem para geração automática de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis. A contribuição deste trabalho é um modelo genérico para geração automatizada de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis, para enfrentar as limitações e problemas típicos dos MOOCs, que considera a identificação dos estilos e preferências de aprendizagem dos alunos destes cursos no processo de adaptação. A prova de conceito se dá com a apresentação de uma ferramenta aberta, baseada na solução proposta, validada com a criação de dois MOOCs Adaptativos: um de Realidade Aumentada e outro, de Biologia Celular, gerados pela ferramenta como resultado final.
Abstract: The emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result.
Palavras-chave: Engenharia Elétrica
MOOCs (Instrução baseada na Web)
Ensino a Distância
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia Educacional
MOOC
Sistemas Adaptativos
Meta-MOOC
Interface Adaptativa
Adaptação de Contexto
Adaptative Systems
Adaptative Interface
Context Adptaware
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: DIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135
Data de defesa: 24-Nov-2017
Aparece nas coleções:TESE - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MetaMoocFerramenta.pdfTese4.97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.