Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis |
| Título (s) alternativo (s): | Meta-Mooc: A toll for generation of Adaptative and Customizable Moocs |
| Autor: | Dias Júnior, José Barbosa |
| Primer orientador: | Cardoso, Alexandre |
| Primer coorientador: | Kirner, Claudio |
| Primer miembro de la banca: | Lamounier Júnior, Edgard |
| Segundo miembro de la banca: | Tori, Romero |
| Tercer miembro de la banca: | Giraffa, Lucia Maria Martins |
| Resumen: | O surgimento dos Massive Open Online Courses (MOOCs) causou uma verdadeira revolução nos métodos educacionais tradicionais. Devido a sua grande expansão, atualmente os MOOCs, representam um dos principais recursos para o acesso universal à educação; pois possibita a democratização do conhecimento em contextos, formais ou informais, para alunos dispersos geograficamente sem pré-requisitos. No entanto, esta modalidade de curso enfrenta ainda desafios e desconfianças em relação aos elevados índices de evasão, eficácia pedagógica e dúvidas de o que e como estudar. Neste contexto, este trabalho apresenta a avaliação de um Meta-MOOC, que utiliza técnicas sensíveis ao contexto, associada a estilos de aprendizagem para geração automática de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis. A contribuição deste trabalho é um modelo genérico para geração automatizada de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis, para enfrentar as limitações e problemas típicos dos MOOCs, que considera a identificação dos estilos e preferências de aprendizagem dos alunos destes cursos no processo de adaptação. A prova de conceito se dá com a apresentação de uma ferramenta aberta, baseada na solução proposta, validada com a criação de dois MOOCs Adaptativos: um de Realidade Aumentada e outro, de Biologia Celular, gerados pela ferramenta como resultado final. |
| Abstract: | The emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result. |
| Palabras clave: | Engenharia Elétrica MOOCs (Instrução baseada na Web) Ensino a Distância Ensino auxiliado por computador Tecnologia Educacional MOOC Sistemas Adaptativos Meta-MOOC Interface Adaptativa Adaptação de Contexto Adaptative Systems Adaptative Interface Context Adptaware |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
| Cita: | DIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. |
| Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135 |
| Fecha de defensa: | 24-nov-2017 |
| Aparece en las colecciones: | TESE - Engenharia Elétrica |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MetaMoocFerramenta.pdf | Tese | 4.97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
