Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
Título (s) alternativo (s): Meta-Mooc: A toll for generation of Adaptative and Customizable Moocs
Autor: Dias Júnior, José Barbosa
Primer orientador: Cardoso, Alexandre
Primer coorientador: Kirner, Claudio
Primer miembro de la banca: Lamounier Júnior, Edgard
Segundo miembro de la banca: Tori, Romero
Tercer miembro de la banca: Giraffa, Lucia Maria Martins
Resumen: O surgimento dos Massive Open Online Courses (MOOCs) causou uma verdadeira revolução nos métodos educacionais tradicionais. Devido a sua grande expansão, atualmente os MOOCs, representam um dos principais recursos para o acesso universal à educação; pois possibita a democratização do conhecimento em contextos, formais ou informais, para alunos dispersos geograficamente sem pré-requisitos. No entanto, esta modalidade de curso enfrenta ainda desafios e desconfianças em relação aos elevados índices de evasão, eficácia pedagógica e dúvidas de o que e como estudar. Neste contexto, este trabalho apresenta a avaliação de um Meta-MOOC, que utiliza técnicas sensíveis ao contexto, associada a estilos de aprendizagem para geração automática de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis. A contribuição deste trabalho é um modelo genérico para geração automatizada de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis, para enfrentar as limitações e problemas típicos dos MOOCs, que considera a identificação dos estilos e preferências de aprendizagem dos alunos destes cursos no processo de adaptação. A prova de conceito se dá com a apresentação de uma ferramenta aberta, baseada na solução proposta, validada com a criação de dois MOOCs Adaptativos: um de Realidade Aumentada e outro, de Biologia Celular, gerados pela ferramenta como resultado final.
Abstract: The emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result.
Palabras clave: Engenharia Elétrica
MOOCs (Instrução baseada na Web)
Ensino a Distância
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia Educacional
MOOC
Sistemas Adaptativos
Meta-MOOC
Interface Adaptativa
Adaptação de Contexto
Adaptative Systems
Adaptative Interface
Context Adptaware
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: DIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135
Fecha de defensa: 24-nov-2017
Aparece en las colecciones:TESE - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MetaMoocFerramenta.pdfTese4.97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.