Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Dias Júnior, José Barbosa | - |
| dc.date.accessioned | 2018-04-11T19:36:30Z | - |
| dc.date.available | 2018-04-11T19:36:30Z | - |
| dc.date.issued | 2017-11-24 | - |
| dc.identifier.citation | DIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135 | - |
| dc.description.abstract | The emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Engenharia Elétrica | pt_BR |
| dc.subject | MOOCs (Instrução baseada na Web) | pt_BR |
| dc.subject | Ensino a Distância | pt_BR |
| dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
| dc.subject | MOOC | pt_BR |
| dc.subject | Sistemas Adaptativos | pt_BR |
| dc.subject | Meta-MOOC | pt_BR |
| dc.subject | Interface Adaptativa | pt_BR |
| dc.subject | Adaptação de Contexto | pt_BR |
| dc.subject | Adaptative Systems | pt_BR |
| dc.subject | Adaptative Interface | pt_BR |
| dc.subject | Context Adptaware | pt_BR |
| dc.title | Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis | pt_BR |
| dc.title.alternative | Meta-Mooc: A toll for generation of Adaptative and Customizable Moocs | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Kirner, Claudio | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0277705848688464 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Alexandre | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3767009717402045 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lamounier Júnior, Edgard | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0239619592699303 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Tori, Romero | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8901320181295016 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Giraffa, Lucia Maria Martins | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8787637274769944 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9175997990682339 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O surgimento dos Massive Open Online Courses (MOOCs) causou uma verdadeira revolução nos métodos educacionais tradicionais. Devido a sua grande expansão, atualmente os MOOCs, representam um dos principais recursos para o acesso universal à educação; pois possibita a democratização do conhecimento em contextos, formais ou informais, para alunos dispersos geograficamente sem pré-requisitos. No entanto, esta modalidade de curso enfrenta ainda desafios e desconfianças em relação aos elevados índices de evasão, eficácia pedagógica e dúvidas de o que e como estudar. Neste contexto, este trabalho apresenta a avaliação de um Meta-MOOC, que utiliza técnicas sensíveis ao contexto, associada a estilos de aprendizagem para geração automática de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis. A contribuição deste trabalho é um modelo genérico para geração automatizada de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis, para enfrentar as limitações e problemas típicos dos MOOCs, que considera a identificação dos estilos e preferências de aprendizagem dos alunos destes cursos no processo de adaptação. A prova de conceito se dá com a apresentação de uma ferramenta aberta, baseada na solução proposta, validada com a criação de dois MOOCs Adaptativos: um de Realidade Aumentada e outro, de Biologia Celular, gerados pela ferramenta como resultado final. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 136 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
| Appears in Collections: | TESE - Engenharia Elétrica | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MetaMoocFerramenta.pdf | Tese | 4.97 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
