Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias Júnior, José Barbosa-
dc.date.accessioned2018-04-11T19:36:30Z-
dc.date.available2018-04-11T19:36:30Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.citationDIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135-
dc.description.abstractThe emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Elétricapt_BR
dc.subjectMOOCs (Instrução baseada na Web)pt_BR
dc.subjectEnsino a Distânciapt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectMOOCpt_BR
dc.subjectSistemas Adaptativospt_BR
dc.subjectMeta-MOOCpt_BR
dc.subjectInterface Adaptativapt_BR
dc.subjectAdaptação de Contextopt_BR
dc.subjectAdaptative Systemspt_BR
dc.subjectAdaptative Interfacept_BR
dc.subjectContext Adptawarept_BR
dc.titleMeta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveispt_BR
dc.title.alternativeMeta-Mooc: A toll for generation of Adaptative and Customizable Moocspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Kirner, Claudio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277705848688464pt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045pt_BR
dc.contributor.referee1Lamounier Júnior, Edgard-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0239619592699303pt_BR
dc.contributor.referee2Tori, Romero-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8901320181295016pt_BR
dc.contributor.referee3Giraffa, Lucia Maria Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8787637274769944pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9175997990682339pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO surgimento dos Massive Open Online Courses (MOOCs) causou uma verdadeira revolução nos métodos educacionais tradicionais. Devido a sua grande expansão, atualmente os MOOCs, representam um dos principais recursos para o acesso universal à educação; pois possibita a democratização do conhecimento em contextos, formais ou informais, para alunos dispersos geograficamente sem pré-requisitos. No entanto, esta modalidade de curso enfrenta ainda desafios e desconfianças em relação aos elevados índices de evasão, eficácia pedagógica e dúvidas de o que e como estudar. Neste contexto, este trabalho apresenta a avaliação de um Meta-MOOC, que utiliza técnicas sensíveis ao contexto, associada a estilos de aprendizagem para geração automática de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis. A contribuição deste trabalho é um modelo genérico para geração automatizada de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis, para enfrentar as limitações e problemas típicos dos MOOCs, que considera a identificação dos estilos e preferências de aprendizagem dos alunos destes cursos no processo de adaptação. A prova de conceito se dá com a apresentação de uma ferramenta aberta, baseada na solução proposta, validada com a criação de dois MOOCs Adaptativos: um de Realidade Aumentada e outro, de Biologia Celular, gerados pela ferramenta como resultado final.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration136pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MetaMoocFerramenta.pdfTese4.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.