Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Meta-Mooc: Uma Ferramenta para geração de Moocs Adaptativos e Personalizáveis
Alternate title (s): Meta-Mooc: A toll for generation of Adaptative and Customizable Moocs
Author: Dias Júnior, José Barbosa
First Advisor: Cardoso, Alexandre
First coorientator: Kirner, Claudio
First member of the Committee: Lamounier Júnior, Edgard
Second member of the Committee: Tori, Romero
Third member of the Committee: Giraffa, Lucia Maria Martins
Summary: O surgimento dos Massive Open Online Courses (MOOCs) causou uma verdadeira revolução nos métodos educacionais tradicionais. Devido a sua grande expansão, atualmente os MOOCs, representam um dos principais recursos para o acesso universal à educação; pois possibita a democratização do conhecimento em contextos, formais ou informais, para alunos dispersos geograficamente sem pré-requisitos. No entanto, esta modalidade de curso enfrenta ainda desafios e desconfianças em relação aos elevados índices de evasão, eficácia pedagógica e dúvidas de o que e como estudar. Neste contexto, este trabalho apresenta a avaliação de um Meta-MOOC, que utiliza técnicas sensíveis ao contexto, associada a estilos de aprendizagem para geração automática de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis. A contribuição deste trabalho é um modelo genérico para geração automatizada de MOOCs Adaptativos e Personalizáveis, para enfrentar as limitações e problemas típicos dos MOOCs, que considera a identificação dos estilos e preferências de aprendizagem dos alunos destes cursos no processo de adaptação. A prova de conceito se dá com a apresentação de uma ferramenta aberta, baseada na solução proposta, validada com a criação de dois MOOCs Adaptativos: um de Realidade Aumentada e outro, de Biologia Celular, gerados pela ferramenta como resultado final.
Abstract: The emergence of Massive Open Online Courses (MOOCs) has revolutionized educational methods. Due to the rapid expansion of their use, MOOCs now represent one of the main resources for universal access to education, enabling the democratization of knowledge in formal or informal contexts for students who are geographically dispersed, without any prerequisites. However, these courses face challenges and questions concerning high dropout rates, pedagogical effectiveness, and doubts about what and how to study. The present work presents the evaluation of a meta-MOOC model to use context-sensitive techniques together with learning styles for the automatic creation of adaptive and personalizable MOOCs. The contribution of this work is a generic model for automated generation of Adaptive and Customizable MOOCs, to address the limitations and problems typical of MOOCs, which considers the identification of learning styles and preferences of the students of these courses. And the presentation of an open tool, based on the proposed model, validated with the generation of two Adaptive MOOCs: one of Augmented Reality and another, of Cellular Biology, generated by the tool as final result.
Keywords: Engenharia Elétrica
MOOCs (Instrução baseada na Web)
Ensino a Distância
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia Educacional
MOOC
Sistemas Adaptativos
Meta-MOOC
Interface Adaptativa
Adaptação de Contexto
Adaptative Systems
Adaptative Interface
Context Adptaware
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Quote: DIAS JUNIOR, José Barbosa. META-MOOC: uma ferramenta para geração de Moocs adaptativos e personalizáveis. 2017, 135 f. : il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.756
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21135
Date of defense: 24-Nov-2017
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MetaMoocFerramenta.pdfTese4.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.