Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20968
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O repertório inédito de confronto composto para o Grupo "A" da categoria solo de piano do concurso de piano "Prof. Abrão Calil Neto", de Ituiutaba - MG (2004-2016): sua relevância e possibilidades didáticas
Autor(es): Venâncio, Elisangela Oliveira da Costa
Primeiro orientador: Botelho, Flávia Pereira
Primeiro membro da banca: Morato, Cíntia Thaís.
Segundo membro da banca: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza.
Resumo: Este trabalho tem como principal foco a análise dos aspectos didáticos presentes no repertório inédito de confronto do Grupo A da Categoria Piano Solo do Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto” (edições 2004–2016). Buscou-se a relação entre esse repertório e questões referentes ao repertório pianístico do século XX/XXI, seu potencial didático, sua aplicabilidade no ensino de piano nos níveis iniciais e sua contribuição para a formação musical dos pianistas iniciantes. Outras questões abordadas dizem respeito à importância de pesquisar, experienciar e explorar esse repertório na prática docente, oferecendo ao aluno um contato mais estreito com o repertório contemporâneo. Através das análises das obras selecionadas, foram levantados vários aspectos que confirmam a relevância desse repertório no ensino do instrumento, bem como a importância do Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto” como fomentador desse repertório.
Palavras-chave: Ensino de piano
Repertório didático-pianístico brasileiro inédito
Concurso de Piano "Prof. Abrão Calil Neto"
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VENÂNCIO, Elisangela Oliveira da Costa. O repertório inédito de confronto composto para o Grupo "A" da categoria solo de piano do concurso de Piano "Prof. Abrão Calil Neto", de Ituiutaba - MG (2004-2016): sua relevância e possibilidades didáticas. 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20968
Data de defesa: 21-Mar-2018
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RepertorioIneditoConfronto.pdfTCC9.9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.