Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20968
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O repertório inédito de confronto composto para o Grupo "A" da categoria solo de piano do concurso de piano "Prof. Abrão Calil Neto", de Ituiutaba - MG (2004-2016): sua relevância e possibilidades didáticas
Autor: Venâncio, Elisangela Oliveira da Costa
Primer orientador: Botelho, Flávia Pereira
Primer miembro de la banca: Morato, Cíntia Thaís.
Segundo miembro de la banca: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza.
Resumen: Este trabalho tem como principal foco a análise dos aspectos didáticos presentes no repertório inédito de confronto do Grupo A da Categoria Piano Solo do Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto” (edições 2004–2016). Buscou-se a relação entre esse repertório e questões referentes ao repertório pianístico do século XX/XXI, seu potencial didático, sua aplicabilidade no ensino de piano nos níveis iniciais e sua contribuição para a formação musical dos pianistas iniciantes. Outras questões abordadas dizem respeito à importância de pesquisar, experienciar e explorar esse repertório na prática docente, oferecendo ao aluno um contato mais estreito com o repertório contemporâneo. Através das análises das obras selecionadas, foram levantados vários aspectos que confirmam a relevância desse repertório no ensino do instrumento, bem como a importância do Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto” como fomentador desse repertório.
Palabras clave: Ensino de piano
Repertório didático-pianístico brasileiro inédito
Concurso de Piano "Prof. Abrão Calil Neto"
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VENÂNCIO, Elisangela Oliveira da Costa. O repertório inédito de confronto composto para o Grupo "A" da categoria solo de piano do concurso de Piano "Prof. Abrão Calil Neto", de Ituiutaba - MG (2004-2016): sua relevância e possibilidades didáticas. 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20968
Fecha de defensa: 21-mar-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RepertorioIneditoConfronto.pdfTCC9.9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.