Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20968
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O repertório inédito de confronto composto para o Grupo "A" da categoria solo de piano do concurso de piano "Prof. Abrão Calil Neto", de Ituiutaba - MG (2004-2016): sua relevância e possibilidades didáticas
Author: Venâncio, Elisangela Oliveira da Costa.
First Advisor: Botelho, Flávia Pereira.
First member of the Committee: Morato, Cíntia Thaís.
Second member of the Committee: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza.
Summary: Este trabalho tem como principal foco a análise dos aspectos didáticos presentes no repertório inédito de confronto do Grupo A da Categoria Piano Solo do Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto” (edições 2004–2016). Buscou-se a relação entre esse repertório e questões referentes ao repertório pianístico do século XX/XXI, seu potencial didático, sua aplicabilidade no ensino de piano nos níveis iniciais e sua contribuição para a formação musical dos pianistas iniciantes. Outras questões abordadas dizem respeito à importância de pesquisar, experienciar e explorar esse repertório na prática docente, oferecendo ao aluno um contato mais estreito com o repertório contemporâneo. Através das análises das obras selecionadas, foram levantados vários aspectos que confirmam a relevância desse repertório no ensino do instrumento, bem como a importância do Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto” como fomentador desse repertório.
Keywords: Ensino de piano
Repertório didático-pianístico brasileiro inédito
Concurso de Piano "Prof. Abrão Calil Neto"
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VENÂNCIO, Elisangela Oliveira da Costa. O repertório inédito de confronto composto para o Grupo "A" da categoria solo de piano do concurso de Piano "Prof. Abrão Calil Neto", de Ituiutaba - MG (2004-2016): sua relevância e possibilidades didáticas. 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20968
Date of defense: 21-Mar-2018
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RepertorioIneditoConfronto.pdfTCC9.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.