Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20904
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A "sala de aula invertida" no contexto de inglês para fins acadêmicos |
Título (s) alternativo (s): | The "inverted classroom" in the context of English for academic purposes |
Autor: | Rebecca, Tiago |
Primer orientador: | Moraes Filho, Waldenor Barros |
Primer miembro de la banca: | Vivacqua, Maria Victória Guinle |
Segundo miembro de la banca: | Murta, Claudia Almeida Rodrigues |
Resumen: | Com a rápida difusão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) dentro da sala de aula, houve a necessidade de que surgissem novas abordagens e metodologias de ensino. Essa dissertação tem como objetivo contribuir para os estudos sobre a relação de ensino-aprendizagem de uma língua adicional mediada por tecnologias, mais especificamente na utilização da metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI), no contexto do ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (EAP). A pesquisa foi realizada a partir de um minicurso para candidatos a um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Os dados foram coletados por meio de formulários eletrônicos respondidos pelos alunos-participantes nos quais puderam refletir sobre a utilização da metodologia de SAI e como eles puderam perceber nela barreiras ou oportunidades para seu aprendizado, além de avaliações semanais de sua evolução em relação ao conhecimento sobre a língua e sua habilidade de leitura em Inglês, tendo como referência e Quadro Canadense de Referência para Línguas (CLB). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, orientada pelos pressupostos da Linguística Ecológica e pelo modelo de educação de Andragogia. Os dados coletados foram analisados a partir da teoria da Análise de Conteúdo (AC) e mostraram que os alunos perceberam que a metodologia de SAI pode propiciar oportunidades para o aprendizado de uma língua adicional, mesmo sem a presença física do professor. Além disso, houve uma evolução nana auto-avaliação do conhecimento dos aprendizes sobre a língua. |
Abstract: | With the rapid diffusion of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) within the classroom, there was a need for new approaches and teaching methodologies to emerge. This dissertation aims to contribute to studies on the teaching-learning relationship of an additional language, mediated by technologies, more specifically in the use of the Flipped Classroom (SAI) methodology, for teaching English for Academic Purposes (EAP) . A research was carried out in a mini-course for candidates to a postgraduate program at the Federal University of Uberlândia. The data were collected through electronic forms answered by student-participants in which they were able to reflect on the use of the Flipped Classroom methodology and how they could perceive barriers or opportunities, besides weekly evaluations in relation to the knowledge about the Language and the ability of reading in English, with reference to the Canadian Language Benchmarks (CLB). It is a qualitative perspective of research of an ethnographic nature, guided by the assumptions of Ecological Linguistics and the model of Andragogy education. The collected data were analyzed from the Content Analysis (CA) and show that the students perceived that the Flipped Classroom methodology can provide opportunities for the learning of an additional language, even without the physical presence of the teacher. In addition, there was an evolution in the self evaluation of knowledge about a language skills. |
Palabras clave: | Linguística Língua inglesa Inovações tecnológicas Sala de Aula Invertida Propiciamento Andragogia Inglês para Fins Acadêmicos Flipped Classroom Affordances Andragogy English for Academic Purposes |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Cita: | REBECA, Tiago. A "sala de aula invertida" no contexto de inglês para fins acadêmicos, 2017. 248 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.465 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.465 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20904 |
Fecha de defensa: | 31-jul-2017 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SalaAulaInvertidaContexto.pdf | Dissertação | 2.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.