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dc.creatorRebecca, Tiago-
dc.date.accessioned2018-03-15T13:04:36Z-
dc.date.available2018-03-15T13:04:36Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationREBECA, Tiago. A "sala de aula invertida" no contexto de inglês para fins acadêmicos, 2017. 248 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.465pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20904-
dc.description.abstractWith the rapid diffusion of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) within the classroom, there was a need for new approaches and teaching methodologies to emerge. This dissertation aims to contribute to studies on the teaching-learning relationship of an additional language, mediated by technologies, more specifically in the use of the Flipped Classroom (SAI) methodology, for teaching English for Academic Purposes (EAP) . A research was carried out in a mini-course for candidates to a postgraduate program at the Federal University of Uberlândia. The data were collected through electronic forms answered by student-participants in which they were able to reflect on the use of the Flipped Classroom methodology and how they could perceive barriers or opportunities, besides weekly evaluations in relation to the knowledge about the Language and the ability of reading in English, with reference to the Canadian Language Benchmarks (CLB). It is a qualitative perspective of research of an ethnographic nature, guided by the assumptions of Ecological Linguistics and the model of Andragogy education. The collected data were analyzed from the Content Analysis (CA) and show that the students perceived that the Flipped Classroom methodology can provide opportunities for the learning of an additional language, even without the physical presence of the teacher. In addition, there was an evolution in the self evaluation of knowledge about a language skills.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
dc.subjectPropiciamentopt_BR
dc.subjectAndragogiapt_BR
dc.subjectInglês para Fins Acadêmicospt_BR
dc.subjectFlipped Classroompt_BR
dc.subjectAffordancespt_BR
dc.subjectAndragogypt_BR
dc.subjectEnglish for Academic Purposespt_BR
dc.titleA "sala de aula invertida" no contexto de inglês para fins acadêmicospt_BR
dc.title.alternativeThe "inverted classroom" in the context of English for academic purposespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes Filho, Waldenor Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763101E6pt_BR
dc.contributor.referee1Vivacqua, Maria Victória Guinle-
dc.contributor.referee2Murta, Claudia Almeida Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4290068P3pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoCom a rápida difusão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) dentro da sala de aula, houve a necessidade de que surgissem novas abordagens e metodologias de ensino. Essa dissertação tem como objetivo contribuir para os estudos sobre a relação de ensino-aprendizagem de uma língua adicional mediada por tecnologias, mais especificamente na utilização da metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI), no contexto do ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (EAP). A pesquisa foi realizada a partir de um minicurso para candidatos a um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Os dados foram coletados por meio de formulários eletrônicos respondidos pelos alunos-participantes nos quais puderam refletir sobre a utilização da metodologia de SAI e como eles puderam perceber nela barreiras ou oportunidades para seu aprendizado, além de avaliações semanais de sua evolução em relação ao conhecimento sobre a língua e sua habilidade de leitura em Inglês, tendo como referência e Quadro Canadense de Referência para Línguas (CLB). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, orientada pelos pressupostos da Linguística Ecológica e pelo modelo de educação de Andragogia. Os dados coletados foram analisados a partir da teoria da Análise de Conteúdo (AC) e mostraram que os alunos perceberam que a metodologia de SAI pode propiciar oportunidades para o aprendizado de uma língua adicional, mesmo sem a presença física do professor. Além disso, houve uma evolução nana auto-avaliação do conhecimento dos aprendizes sobre a língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration248pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.465pt_BR
dc.orcid.putcode81765317-
dc.crossref.doibatchid0d237edd-a739-4adb-a6bb-2a96485ebd4c-
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