Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A compreensão do continente africano de forma positiva: uma possibilidade para execução da Lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândia |
Autor(es): | Silva, Ilzimeire Alves da |
Primeiro orientador: | Barbosa, Tulio |
Primeiro membro da banca: | Bernardes, Maria Beatriz Junqueira |
Segundo membro da banca: | Silva, Gilson Silva |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo desmistificar junto aos alunos a ideia de que o continente Africano é apenas um “país” pobre negros, fornecedor histórico de escravos e doenças contagiosos e letais, com total ausência de eventos importantes, além de observar qual nível de conhecimento que alguns (as) alunos de ensino médio possuem sobre a Lei 10639/03, trabalhando a África com os alunos apresentando apenas aspectos positivos do continente como autores africanos, alguns costumes, super-heróis, militantes, economia, criatividade, a alegria, a musicalidade, a hospitalidade, a inteligência, a riqueza histórica e arqueológica, as riquezas minerais, a riqueza da zoologia e também pessoas influentes, tudo isso sendo trabalhado através de um breve processo histórico, apresentando desde as principais influencias diretas e mostrando nos dias de hoje pessoas negras que são influentes, mas que não são valorizadas e destacadas como deveria ser. Para sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica e pesquisas de campo onde elaboramos um questionário constituído de perguntas abertas e fechadas alem de aulas praticas. Pudemos perceber que a simples existência da Lei 10639/03 e os cursos de capacitação para os profissionais da educação com o foco “História e Cultura AfroBrasileira” não é a garantia da sua aplicação, é necessário também na formação continuada dos/as professores/as, pois muitos não possuem os recursos (habilidades) necessários para transmiti-la aos alunos/as, orientá-los sobre quais as metodologias adequadas para se tratar o assunto em sala de aula. |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Geografia da África Práticas de Ensino Positivas Lei 10.639 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Ilzimeire Alves da. A compreensão do continente africano de forma positiva: uma possibilidade para execução da Lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândia. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577 |
Data de defesa: | 21-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CompreensaoContinenteAfricano.pdf | TCC | 1.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.