Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A compreensão do continente africano de forma positiva: uma possibilidade para execução da Lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândia
Autor(es): Silva, Ilzimeire Alves da
Primeiro orientador: Barbosa, Tulio
Primeiro membro da banca: Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
Segundo membro da banca: Silva, Gilson Silva
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo desmistificar junto aos alunos a ideia de que o continente Africano é apenas um “país” pobre negros, fornecedor histórico de escravos e doenças contagiosos e letais, com total ausência de eventos importantes, além de observar qual nível de conhecimento que alguns (as) alunos de ensino médio possuem sobre a Lei 10639/03, trabalhando a África com os alunos apresentando apenas aspectos positivos do continente como autores africanos, alguns costumes, super-heróis, militantes, economia, criatividade, a alegria, a musicalidade, a hospitalidade, a inteligência, a riqueza histórica e arqueológica, as riquezas minerais, a riqueza da zoologia e também pessoas influentes, tudo isso sendo trabalhado através de um breve processo histórico, apresentando desde as principais influencias diretas e mostrando nos dias de hoje pessoas negras que são influentes, mas que não são valorizadas e destacadas como deveria ser. Para sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica e pesquisas de campo onde elaboramos um questionário constituído de perguntas abertas e fechadas alem de aulas praticas. Pudemos perceber que a simples existência da Lei 10639/03 e os cursos de capacitação para os profissionais da educação com o foco “História e Cultura AfroBrasileira” não é a garantia da sua aplicação, é necessário também na formação continuada dos/as professores/as, pois muitos não possuem os recursos (habilidades) necessários para transmiti-la aos alunos/as, orientá-los sobre quais as metodologias adequadas para se tratar o assunto em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Geografia da África
Práticas de Ensino Positivas
Lei 10.639
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Ilzimeire Alves da. A compreensão do continente africano de forma positiva: uma possibilidade para execução da Lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândia. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577
Data de defesa: 21-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CompreensaoContinenteAfricano.pdfTCC1.83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.