Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Ilzimeire Alves da-
dc.date.accessioned2018-02-02T18:29:51Z-
dc.date.available2018-02-02T18:29:51Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, Ilzimeire Alves da. A compreensão do continente africano de forma positiva: uma possibilidade para execução da Lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândia. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia da Áfricapt_BR
dc.subjectPráticas de Ensino Positivaspt_BR
dc.subjectLei 10.639pt_BR
dc.titleA compreensão do continente africano de forma positiva: uma possibilidade para execução da Lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Tulio-
dc.contributor.referee1Bernardes, Maria Beatriz Junqueira-
dc.contributor.referee2Silva, Gilson Silva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo desmistificar junto aos alunos a ideia de que o continente Africano é apenas um “país” pobre negros, fornecedor histórico de escravos e doenças contagiosos e letais, com total ausência de eventos importantes, além de observar qual nível de conhecimento que alguns (as) alunos de ensino médio possuem sobre a Lei 10639/03, trabalhando a África com os alunos apresentando apenas aspectos positivos do continente como autores africanos, alguns costumes, super-heróis, militantes, economia, criatividade, a alegria, a musicalidade, a hospitalidade, a inteligência, a riqueza histórica e arqueológica, as riquezas minerais, a riqueza da zoologia e também pessoas influentes, tudo isso sendo trabalhado através de um breve processo histórico, apresentando desde as principais influencias diretas e mostrando nos dias de hoje pessoas negras que são influentes, mas que não são valorizadas e destacadas como deveria ser. Para sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica e pesquisas de campo onde elaboramos um questionário constituído de perguntas abertas e fechadas alem de aulas praticas. Pudemos perceber que a simples existência da Lei 10639/03 e os cursos de capacitação para os profissionais da educação com o foco “História e Cultura AfroBrasileira” não é a garantia da sua aplicação, é necessário também na formação continuada dos/as professores/as, pois muitos não possuem os recursos (habilidades) necessários para transmiti-la aos alunos/as, orientá-los sobre quais as metodologias adequadas para se tratar o assunto em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CompreensaoContinenteAfricano.pdfTCC1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.