Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ilzimeire Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-02T18:29:51Z | - |
dc.date.available | 2018-02-02T18:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ilzimeire Alves da. A compreensão do continente africano de forma positiva: uma possibilidade para execução da Lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândia. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Geografia da África | pt_BR |
dc.subject | Práticas de Ensino Positivas | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639 | pt_BR |
dc.title | A compreensão do continente africano de forma positiva: uma possibilidade para execução da Lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Tulio | - |
dc.contributor.referee1 | Bernardes, Maria Beatriz Junqueira | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Gilson Silva | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo desmistificar junto aos alunos a ideia de que o continente Africano é apenas um “país” pobre negros, fornecedor histórico de escravos e doenças contagiosos e letais, com total ausência de eventos importantes, além de observar qual nível de conhecimento que alguns (as) alunos de ensino médio possuem sobre a Lei 10639/03, trabalhando a África com os alunos apresentando apenas aspectos positivos do continente como autores africanos, alguns costumes, super-heróis, militantes, economia, criatividade, a alegria, a musicalidade, a hospitalidade, a inteligência, a riqueza histórica e arqueológica, as riquezas minerais, a riqueza da zoologia e também pessoas influentes, tudo isso sendo trabalhado através de um breve processo histórico, apresentando desde as principais influencias diretas e mostrando nos dias de hoje pessoas negras que são influentes, mas que não são valorizadas e destacadas como deveria ser. Para sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica e pesquisas de campo onde elaboramos um questionário constituído de perguntas abertas e fechadas alem de aulas praticas. Pudemos perceber que a simples existência da Lei 10639/03 e os cursos de capacitação para os profissionais da educação com o foco “História e Cultura AfroBrasileira” não é a garantia da sua aplicação, é necessário também na formação continuada dos/as professores/as, pois muitos não possuem os recursos (habilidades) necessários para transmiti-la aos alunos/as, orientá-los sobre quais as metodologias adequadas para se tratar o assunto em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 43 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CompreensaoContinenteAfricano.pdf | TCC | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.