Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A compreensão do continente africano de forma positiva – uma possibilidade para execução da lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândia.
Author: Silva, Ilzimeire Alves da
First Advisor: Barbosa, Tulio
First member of the Committee: Bernardes, Maria Beatriz Junqueira
Second member of the Committee: Silva, Gilson Silva
Summary: O presente trabalho teve como objetivo desmistificar junto aos alunos a ideia de que o continente Africano é apenas um “país” pobre negros, fornecedor histórico de escravos e doenças contagiosos e letais, com total ausência de eventos importantes, além de observar qual nível de conhecimento que alguns (as) alunos de ensino médio possuem sobre a Lei 10639/03, trabalhando a África com os alunos apresentando apenas aspectos positivos do continente como autores africanos, alguns costumes, super-heróis, militantes, economia, criatividade, a alegria, a musicalidade, a hospitalidade, a inteligência, a riqueza histórica e arqueológica, as riquezas minerais, a riqueza da zoologia e também pessoas influentes, tudo isso sendo trabalhado através de um breve processo histórico, apresentando desde as principais influencias diretas e mostrando nos dias de hoje pessoas negras que são influentes, mas que não são valorizadas e destacadas como deveria ser. Para sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica e pesquisas de campo onde elaboramos um questionário constituído de perguntas abertas e fechadas alem de aulas praticas. Pudemos perceber que a simples existência da Lei 10639/03 e os cursos de capacitação para os profissionais da educação com o foco “História e Cultura AfroBrasileira” não é a garantia da sua aplicação, é necessário também na formação continuada dos/as professores/as, pois muitos não possuem os recursos (habilidades) necessários para transmiti-la aos alunos/as, orientá-los sobre quais as metodologias adequadas para se tratar o assunto em sala de aula.
Keywords: Ensino de Geografia
Geografia da África
Práticas de Ensino Positivas
Lei 10.639
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Ilzimeire Alves da. A compreensão do continente africano de forma positiva– uma possibilidade para execução da lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândia. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577
Date of defense: 21-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CompreensãoContinenteAfricano.pdfTCC1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.