Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19568
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2016-08-29
Título: O Ensino de Libras na Educação Superior: ventos, trovoadas e brisas
Autor(es): Rossi, Aparecida Rocha
Primeiro orientador: Silva, Lázara Cristina da
Primeiro membro da banca: Tartuci, Dulceria
Segundo membro da banca: Silva, Maria Vieira da
Resumo: A pesquisa tem o propósito de investigar as políticas educacionais da educação inclusiva com o seguinte foco: Desafios da Implantação de Libras na Educação Superior na Universidade Federal de Uberlândia. Objetiva compreender os desafios da implantação de Libras na Educação Superior, mais precisamente na Universidade Federal de Uberlândia de 2006 a 2013, amparada por leis, decretos, portarias e os dados apresentados que demonstram que existem possibilidades para um processo real deste desafio, via implantação do ensino Libras - Língua Brasileira de Sinais no sistema educacional a nível superior. Identificou-se que o MEC/SECADI desenvolveu várias ações com o objetivo de garantir que o Decreto 5.626/05 fosse efetivado, no entanto, não criou condições materiais para que as IES pudessem cumprir as determinações presentes no decreto. A UFU, por vontade política interna, implementou em seus currículos desde 2008, a disciplina de Libras, semestral, com sessenta horas, o ensino de Libras obrigatório nas licenciaturas e facultativo nos bacharelados. Atualmente no ano de 2014 existem nove professores de Libras, todos lotados na Faculdade de Educação que assumiu a responsabilidade por sua oferta na instituição.
Palavras-chave: Politicas de educação inclusiva
Implantação da Libras na universidade
Professores surdos
AEE no ensino superior
Policies for Inclusive education
Pounds deployment university
Deaf teachers
ESA in higher education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: ROSSI, Aparecida Rocha. O Ensino de Libras na Educação Superior: ventos, trovoadas e brisas. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.456
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.456
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19568
Data de defesa: 29-Ago-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoLibrasEducacao.pdfDissertação90.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.