Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19568
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2016-08-29 |
Título: | O Ensino de Libras na Educação Superior: ventos, trovoadas e brisas |
Autor(es): | Rossi, Aparecida Rocha |
Primeiro orientador: | Silva, Lázara Cristina da |
Primeiro membro da banca: | Tartuci, Dulceria |
Segundo membro da banca: | Silva, Maria Vieira da |
Resumo: | A pesquisa tem o propósito de investigar as políticas educacionais da educação inclusiva com o seguinte foco: Desafios da Implantação de Libras na Educação Superior na Universidade Federal de Uberlândia. Objetiva compreender os desafios da implantação de Libras na Educação Superior, mais precisamente na Universidade Federal de Uberlândia de 2006 a 2013, amparada por leis, decretos, portarias e os dados apresentados que demonstram que existem possibilidades para um processo real deste desafio, via implantação do ensino Libras - Língua Brasileira de Sinais no sistema educacional a nível superior. Identificou-se que o MEC/SECADI desenvolveu várias ações com o objetivo de garantir que o Decreto 5.626/05 fosse efetivado, no entanto, não criou condições materiais para que as IES pudessem cumprir as determinações presentes no decreto. A UFU, por vontade política interna, implementou em seus currículos desde 2008, a disciplina de Libras, semestral, com sessenta horas, o ensino de Libras obrigatório nas licenciaturas e facultativo nos bacharelados. Atualmente no ano de 2014 existem nove professores de Libras, todos lotados na Faculdade de Educação que assumiu a responsabilidade por sua oferta na instituição. |
Palavras-chave: | Politicas de educação inclusiva Implantação da Libras na universidade Professores surdos AEE no ensino superior Policies for Inclusive education Pounds deployment university Deaf teachers ESA in higher education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | ROSSI, Aparecida Rocha. O Ensino de Libras na Educação Superior: ventos, trovoadas e brisas. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.456 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.456 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19568 |
Data de defesa: | 29-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoLibrasEducacao.pdf | Dissertação | 90.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.