Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19568
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Fecha de embargo: | 2016-08-29 |
Título: | O Ensino de Libras na Educação Superior: ventos, trovoadas e brisas |
Autor: | Rossi, Aparecida Rocha |
Primer orientador: | Silva, Lázara Cristina da |
Primer miembro de la banca: | Tartuci, Dulceria |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Maria Vieira da |
Resumen: | A pesquisa tem o propósito de investigar as políticas educacionais da educação inclusiva com o seguinte foco: Desafios da Implantação de Libras na Educação Superior na Universidade Federal de Uberlândia. Objetiva compreender os desafios da implantação de Libras na Educação Superior, mais precisamente na Universidade Federal de Uberlândia de 2006 a 2013, amparada por leis, decretos, portarias e os dados apresentados que demonstram que existem possibilidades para um processo real deste desafio, via implantação do ensino Libras - Língua Brasileira de Sinais no sistema educacional a nível superior. Identificou-se que o MEC/SECADI desenvolveu várias ações com o objetivo de garantir que o Decreto 5.626/05 fosse efetivado, no entanto, não criou condições materiais para que as IES pudessem cumprir as determinações presentes no decreto. A UFU, por vontade política interna, implementou em seus currículos desde 2008, a disciplina de Libras, semestral, com sessenta horas, o ensino de Libras obrigatório nas licenciaturas e facultativo nos bacharelados. Atualmente no ano de 2014 existem nove professores de Libras, todos lotados na Faculdade de Educação que assumiu a responsabilidade por sua oferta na instituição. |
Palabras clave: | Politicas de educação inclusiva Implantação da Libras na universidade Professores surdos AEE no ensino superior Policies for Inclusive education Pounds deployment university Deaf teachers ESA in higher education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | ROSSI, Aparecida Rocha. O Ensino de Libras na Educação Superior: ventos, trovoadas e brisas. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.456 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.456 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19568 |
Fecha de defensa: | 29-ago-2014 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinoLibrasEducacao.pdf | Dissertação | 90.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.