Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19568
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2016-08-29
Título: O Ensino de Libras na Educação Superior: ventos, trovoadas e brisas
Autor: Rossi, Aparecida Rocha
Primer orientador: Silva, Lázara Cristina da
Primer miembro de la banca: Tartuci, Dulceria
Segundo miembro de la banca: Silva, Maria Vieira da
Resumen: A pesquisa tem o propósito de investigar as políticas educacionais da educação inclusiva com o seguinte foco: Desafios da Implantação de Libras na Educação Superior na Universidade Federal de Uberlândia. Objetiva compreender os desafios da implantação de Libras na Educação Superior, mais precisamente na Universidade Federal de Uberlândia de 2006 a 2013, amparada por leis, decretos, portarias e os dados apresentados que demonstram que existem possibilidades para um processo real deste desafio, via implantação do ensino Libras - Língua Brasileira de Sinais no sistema educacional a nível superior. Identificou-se que o MEC/SECADI desenvolveu várias ações com o objetivo de garantir que o Decreto 5.626/05 fosse efetivado, no entanto, não criou condições materiais para que as IES pudessem cumprir as determinações presentes no decreto. A UFU, por vontade política interna, implementou em seus currículos desde 2008, a disciplina de Libras, semestral, com sessenta horas, o ensino de Libras obrigatório nas licenciaturas e facultativo nos bacharelados. Atualmente no ano de 2014 existem nove professores de Libras, todos lotados na Faculdade de Educação que assumiu a responsabilidade por sua oferta na instituição.
Palabras clave: Politicas de educação inclusiva
Implantação da Libras na universidade
Professores surdos
AEE no ensino superior
Policies for Inclusive education
Pounds deployment university
Deaf teachers
ESA in higher education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: ROSSI, Aparecida Rocha. O Ensino de Libras na Educação Superior: ventos, trovoadas e brisas. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.456
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.456
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19568
Fecha de defensa: 29-ago-2014
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoLibrasEducacao.pdfDissertação90.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.