Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRossi, Aparecida Rocha-
dc.date.accessioned2017-08-22T16:35:26Z-
dc.date.available2017-08-22T16:35:26Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationROSSI, Aparecida Rocha. O Ensino de Libras na Educação Superior: ventos, trovoadas e brisas. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.456pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19568-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoliticas de educação inclusivapt_BR
dc.subjectImplantação da Libras na universidadept_BR
dc.subjectProfessores surdospt_BR
dc.subjectAEE no ensino superiorpt_BR
dc.subjectPolicies for Inclusive educationpt_BR
dc.subjectPounds deployment universitypt_BR
dc.subjectDeaf teacherspt_BR
dc.subjectESA in higher educationpt_BR
dc.titleO Ensino de Libras na Educação Superior: ventos, trovoadas e brisaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lázara Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763209T8pt_BR
dc.contributor.referee1Tartuci, Dulceria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707934J8pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Vieira da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263669H8pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem o propósito de investigar as políticas educacionais da educação inclusiva com o seguinte foco: Desafios da Implantação de Libras na Educação Superior na Universidade Federal de Uberlândia. Objetiva compreender os desafios da implantação de Libras na Educação Superior, mais precisamente na Universidade Federal de Uberlândia de 2006 a 2013, amparada por leis, decretos, portarias e os dados apresentados que demonstram que existem possibilidades para um processo real deste desafio, via implantação do ensino Libras - Língua Brasileira de Sinais no sistema educacional a nível superior. Identificou-se que o MEC/SECADI desenvolveu várias ações com o objetivo de garantir que o Decreto 5.626/05 fosse efetivado, no entanto, não criou condições materiais para que as IES pudessem cumprir as determinações presentes no decreto. A UFU, por vontade política interna, implementou em seus currículos desde 2008, a disciplina de Libras, semestral, com sessenta horas, o ensino de Libras obrigatório nas licenciaturas e facultativo nos bacharelados. Atualmente no ano de 2014 existem nove professores de Libras, todos lotados na Faculdade de Educação que assumiu a responsabilidade por sua oferta na instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration146pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.456por
dc.orcid.putcode81753259-
dc.crossref.doibatchid3bfd9716-9d30-463f-a9ce-5519ea0c884c-
dc.description.embargo2016-08-29-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoLibrasEducacao.pdfDissertação90.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.