Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19464
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A História Local ensinada nas 3ª séries do ensino fundamental em Uberlândia: (re)pensando o material didático |
Autor(es): | Oliveira, Nilza Aparecida da Silva |
Primeiro orientador: | Franco, Aléxia Pádua |
Primeiro coorientador: | Lopreato, Christina da Silva Roquette |
Primeiro membro da banca: | Lima, Sandra Cristina Fagundes de |
Resumo: | O presente trabalho é uma análise sobre a prática de ensino de História local em algumas escolas municipais de Uberlândia, apontando alguns problemas como os materiais didáticos e as dificuldades que impedem a efetivação de um ensino crítico, propondo sugestões para a transformação da prática a partir da reelaboração dos materiais didáticos, tendo em vista as produções acadêmicas sobre a História local que traduzem novas abordagens e interpretações para a História da cidade. No primeiro capítulo, descrevemos o processo de elaboração e concretização da proposta curricular de História de 1ª a 4ª séries do município de Uberlândia, analisando seus pressupostos teórico-metodológicos, e destacando as contradições entre a proposta e os materiais didáticos adotados em sala de aula. Enquanto a primeira acompanhou as discussões historiográficas e tendências de ensino de História que procuram romper com o positivismo, os últimos permaneceram com a concepção da História oficial. Isto se deve, entre outros problemas, à dificuldade que as professoras têm para ter acesso a outras fontes de pesquisa que não sejam da História oficial. “Guia Sei”, “Correio”, entre outros. No capitulo 2, analisamos as produções de artigos, monografias, dissertações e teses que tratam História local sob outra perspectiva, diferente da abordagem positiva, observando como não são facilmente acessíveis às professoras do ensino fundamental e por isso não estão incluídos nos materiais didáticos que adotam. A partir daí, pensamos como estes trabalhos acadêmicos poderiam colaborar na transformação das aulas de História nas 3ª séries do ensino fundamental, sugerindo algumas ações que concretizadas facilitarão o trabalho de pesquisa das professoras, e também apresentamos um inventário de produções universitárias sobre Historia local, objetivando aproximar professoras das séries iniciais e produções, universitárias, na perspectiva do “professor – pesquisador” proposto por MACLAREN, GIROUX, MOREIRA. |
Palavras-chave: | Ensino de História História Local Material didático |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | OLIVEIRA, Nilza Aparecida da Silva. A História Local ensinada nas 3ª séries do ensino fundamental em Uberlândia: (re)pensando o material didático. 2004. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19464 |
Data de defesa: | 2004 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HistoriaLocalEnsinada.pdf | TCC | 523.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.