Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19464
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Nilza Aparecida da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-14T17:18:14Z | - |
dc.date.available | 2017-08-14T17:18:14Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Nilza Aparecida da Silva. A História Local ensinada nas 3ª séries do ensino fundamental em Uberlândia: (re)pensando o material didático. 2004. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19464 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | História Local | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | A História Local ensinada nas 3ª séries do ensino fundamental em Uberlândia: (re)pensando o material didático | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lopreato, Christina da Silva Roquette | - |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Aléxia Pádua | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Sandra Cristina Fagundes de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é uma análise sobre a prática de ensino de História local em algumas escolas municipais de Uberlândia, apontando alguns problemas como os materiais didáticos e as dificuldades que impedem a efetivação de um ensino crítico, propondo sugestões para a transformação da prática a partir da reelaboração dos materiais didáticos, tendo em vista as produções acadêmicas sobre a História local que traduzem novas abordagens e interpretações para a História da cidade. No primeiro capítulo, descrevemos o processo de elaboração e concretização da proposta curricular de História de 1ª a 4ª séries do município de Uberlândia, analisando seus pressupostos teórico-metodológicos, e destacando as contradições entre a proposta e os materiais didáticos adotados em sala de aula. Enquanto a primeira acompanhou as discussões historiográficas e tendências de ensino de História que procuram romper com o positivismo, os últimos permaneceram com a concepção da História oficial. Isto se deve, entre outros problemas, à dificuldade que as professoras têm para ter acesso a outras fontes de pesquisa que não sejam da História oficial. “Guia Sei”, “Correio”, entre outros. No capitulo 2, analisamos as produções de artigos, monografias, dissertações e teses que tratam História local sob outra perspectiva, diferente da abordagem positiva, observando como não são facilmente acessíveis às professoras do ensino fundamental e por isso não estão incluídos nos materiais didáticos que adotam. A partir daí, pensamos como estes trabalhos acadêmicos poderiam colaborar na transformação das aulas de História nas 3ª séries do ensino fundamental, sugerindo algumas ações que concretizadas facilitarão o trabalho de pesquisa das professoras, e também apresentamos um inventário de produções universitárias sobre Historia local, objetivando aproximar professoras das séries iniciais e produções, universitárias, na perspectiva do “professor – pesquisador” proposto por MACLAREN, GIROUX, MOREIRA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 72 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HistoriaLocalEnsinada.pdf | TCC | 523.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.