Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Nilza Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2017-08-14T17:18:14Z-
dc.date.available2017-08-14T17:18:14Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nilza Aparecida da Silva. A História Local ensinada nas 3ª séries do ensino fundamental em Uberlândia: (re)pensando o material didático. 2004. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19464-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleA História Local ensinada nas 3ª séries do ensino fundamental em Uberlândia: (re)pensando o material didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lopreato, Christina da Silva Roquette-
dc.contributor.advisor1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee1Lima, Sandra Cristina Fagundes de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma análise sobre a prática de ensino de História local em algumas escolas municipais de Uberlândia, apontando alguns problemas como os materiais didáticos e as dificuldades que impedem a efetivação de um ensino crítico, propondo sugestões para a transformação da prática a partir da reelaboração dos materiais didáticos, tendo em vista as produções acadêmicas sobre a História local que traduzem novas abordagens e interpretações para a História da cidade. No primeiro capítulo, descrevemos o processo de elaboração e concretização da proposta curricular de História de 1ª a 4ª séries do município de Uberlândia, analisando seus pressupostos teórico-metodológicos, e destacando as contradições entre a proposta e os materiais didáticos adotados em sala de aula. Enquanto a primeira acompanhou as discussões historiográficas e tendências de ensino de História que procuram romper com o positivismo, os últimos permaneceram com a concepção da História oficial. Isto se deve, entre outros problemas, à dificuldade que as professoras têm para ter acesso a outras fontes de pesquisa que não sejam da História oficial. “Guia Sei”, “Correio”, entre outros. No capitulo 2, analisamos as produções de artigos, monografias, dissertações e teses que tratam História local sob outra perspectiva, diferente da abordagem positiva, observando como não são facilmente acessíveis às professoras do ensino fundamental e por isso não estão incluídos nos materiais didáticos que adotam. A partir daí, pensamos como estes trabalhos acadêmicos poderiam colaborar na transformação das aulas de História nas 3ª séries do ensino fundamental, sugerindo algumas ações que concretizadas facilitarão o trabalho de pesquisa das professoras, e também apresentamos um inventário de produções universitárias sobre Historia local, objetivando aproximar professoras das séries iniciais e produções, universitárias, na perspectiva do “professor – pesquisador” proposto por MACLAREN, GIROUX, MOREIRA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration72pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoriaLocalEnsinada.pdfTCC523.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.