Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19464
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A História Local ensinada nas 3ª séries do ensino fundamental em Uberlândia: (re)pensando o material didático
Autor: Oliveira, Nilza Aparecida da Silva
Primer orientador: Franco, Aléxia Pádua
Primer coorientador: Lopreato, Christina da Silva Roquette
Primer miembro de la banca: Lima, Sandra Cristina Fagundes de
Resumen: O presente trabalho é uma análise sobre a prática de ensino de História local em algumas escolas municipais de Uberlândia, apontando alguns problemas como os materiais didáticos e as dificuldades que impedem a efetivação de um ensino crítico, propondo sugestões para a transformação da prática a partir da reelaboração dos materiais didáticos, tendo em vista as produções acadêmicas sobre a História local que traduzem novas abordagens e interpretações para a História da cidade. No primeiro capítulo, descrevemos o processo de elaboração e concretização da proposta curricular de História de 1ª a 4ª séries do município de Uberlândia, analisando seus pressupostos teórico-metodológicos, e destacando as contradições entre a proposta e os materiais didáticos adotados em sala de aula. Enquanto a primeira acompanhou as discussões historiográficas e tendências de ensino de História que procuram romper com o positivismo, os últimos permaneceram com a concepção da História oficial. Isto se deve, entre outros problemas, à dificuldade que as professoras têm para ter acesso a outras fontes de pesquisa que não sejam da História oficial. “Guia Sei”, “Correio”, entre outros. No capitulo 2, analisamos as produções de artigos, monografias, dissertações e teses que tratam História local sob outra perspectiva, diferente da abordagem positiva, observando como não são facilmente acessíveis às professoras do ensino fundamental e por isso não estão incluídos nos materiais didáticos que adotam. A partir daí, pensamos como estes trabalhos acadêmicos poderiam colaborar na transformação das aulas de História nas 3ª séries do ensino fundamental, sugerindo algumas ações que concretizadas facilitarão o trabalho de pesquisa das professoras, e também apresentamos um inventário de produções universitárias sobre Historia local, objetivando aproximar professoras das séries iniciais e produções, universitárias, na perspectiva do “professor – pesquisador” proposto por MACLAREN, GIROUX, MOREIRA.
Palabras clave: Ensino de História
História Local
Material didático
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Nilza Aparecida da Silva. A História Local ensinada nas 3ª séries do ensino fundamental em Uberlândia: (re)pensando o material didático. 2004. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19464
Fecha de defensa: 2004
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
HistoriaLocalEnsinada.pdfTCC523.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.